Mais de 150 mil pessoas estão desalojadas.
Mais de 150 mil pessoas estão desalojadas.EPA/Isaac Fontana

Saiba como contribuir em Portugal com doações para desalojados do Rio Grande do Sul

Há pontos de recolha em Lisboa, Porto e Matosinhos. Podem ser doadas garrafas de água pequenas, fraldas, toalhas de banho, produtos de higiene pessoal, roupa de cama, almofadas, roupas e sapatos de inverno.
Publicado a
Atualizado a

Um grupo de voluntários está a recolher doações que serão enviadas na sexta-feira (10) rumo ao Rio Grande do Sul (RS), estado brasileiro que enfrenta uma das maiores enchentes de sempre. Os donativos devem ser entregues até esta quinta-feira. Os voluntários estão em vias de viabilizar um avião para levar as doações, com apoio do Vice-Consulado de Portugal em Porto Alegre, capital do RS.

A meta é reunir seis toneladas de produtos que vão ajudar os mais de 155 mil desalojados daquele estado no sul do Brasil. De acordo com o último boletim oficial da Defesa Civil do RS, o número de mortos já chega a 96. Estão desaparecidas 131 pessoas.

São aceites para doação os seguintes itens: garrafas de água pequenas, fraldas geriátricas e infantis, roupa de cama, almofadas (travesseiros), toalhas de banho, colchões a vácuo, roupas e sapatos de inverno, meias, roupas íntimas e produtos de higiene pessoal.

A organização dos materiais está a ser feita por uma equipa de voluntários. O perfil de Instagram  SOS RS em Portugal foi criado para divulgação. 

Os pontos oficiais de entrega dos donativos são:

- Lisboa, rua de Campolide 351 E, Sete Rios;

- Porto, rua António Bessa Leite, 1220, Boa vista e Avenida de França, 256, loja 48;

- Matosinhos, avenida Serpa Pinto, 565, loja 10.

Outros pontos de doação em Lisboa.

Outras ações

Além do avião com os donativos, outras ações estão a ser realizadas em Portugal, organizadas por brasileiros que vivem no país, especialmente os cidadãos do Rio Grande do Sul. Na página  SOS RS em Portugal consta o link para um campanha de angariação de dinheiro. A meta é alcançar 1750 euros. Qualquer valor pode ser doado.

No sábado (11), a cervejaria LisPoa Craft Beer, do casal de gaúchos Luciana Borba e Tárlis Schneider, vai promover um evento de beneficiência. A sugestão é que cada participante doe 5 euros. A programação começará às 16.00 horas e terá seis artistas voluntários já confirmados. A cervejaria LisPoa Craft Beer fica na rua Rua Nova do Desterro 29D, perto da estação de metro do Intendente.

Atualização

De acordo com o gabinete do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), o órgão ainda não foi informado sobre o apoio à causa em Porto Alegre. 

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt