Saiba como contribuir em Portugal com doações para desalojados do Rio Grande do Sul
Um grupo de voluntários está a recolher doações que serão enviadas na sexta-feira (10) rumo ao Rio Grande do Sul (RS), estado brasileiro que enfrenta uma das maiores enchentes de sempre. Os donativos devem ser entregues até esta quinta-feira. Os voluntários estão em vias de viabilizar um avião para levar as doações, com apoio do Vice-Consulado de Portugal em Porto Alegre, capital do RS.
A meta é reunir seis toneladas de produtos que vão ajudar os mais de 155 mil desalojados daquele estado no sul do Brasil. De acordo com o último boletim oficial da Defesa Civil do RS, o número de mortos já chega a 96. Estão desaparecidas 131 pessoas.
São aceites para doação os seguintes itens: garrafas de água pequenas, fraldas geriátricas e infantis, roupa de cama, almofadas (travesseiros), toalhas de banho, colchões a vácuo, roupas e sapatos de inverno, meias, roupas íntimas e produtos de higiene pessoal.
A organização dos materiais está a ser feita por uma equipa de voluntários. O perfil de Instagram SOS RS em Portugal foi criado para divulgação.
Os pontos oficiais de entrega dos donativos são:
- Lisboa, rua de Campolide 351 E, Sete Rios;
- Porto, rua António Bessa Leite, 1220, Boa vista e Avenida de França, 256, loja 48;
- Matosinhos, avenida Serpa Pinto, 565, loja 10.
Outras ações
Além do avião com os donativos, outras ações estão a ser realizadas em Portugal, organizadas por brasileiros que vivem no país, especialmente os cidadãos do Rio Grande do Sul. Na página SOS RS em Portugal consta o link para um campanha de angariação de dinheiro. A meta é alcançar 1750 euros. Qualquer valor pode ser doado.
No sábado (11), a cervejaria LisPoa Craft Beer, do casal de gaúchos Luciana Borba e Tárlis Schneider, vai promover um evento de beneficiência. A sugestão é que cada participante doe 5 euros. A programação começará às 16.00 horas e terá seis artistas voluntários já confirmados. A cervejaria LisPoa Craft Beer fica na rua Rua Nova do Desterro 29D, perto da estação de metro do Intendente.
Atualização
De acordo com o gabinete do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), o órgão ainda não foi informado sobre o apoio à causa em Porto Alegre.