Raio danifica Arco de Constantino em Roma
O Arco de Constantino, em Roma, foi atingido por um raio durante uma forte tempestade, provocando a queda de alguns fragmentos, disse à AFP uma porta-voz do parque arqueológico do Coliseu.
“Todos os fragmentos foram recuperados e colocados em segurança” após o incidente ocorrido na tarde de terça-feira, afirmou a mesma fonte.
“As avaliações dos danos já começaram e as análises prosseguem esta manhã com um estaleiro já operacional”, acrescentou.
O arco, construído em 315 para celebrar a vitória do imperador Constantino na batalha da Ponte Milvio, já estava em obras de manutenção, que começaram na segunda-feira.
Com cerca de 25 metros de altura, é o maior dos três arcos triunfais ainda preservados em Roma. Situa-se ao longo do percurso seguido de procissões triunfais, perto do Coliseu.
Depois de um verão quente e seco, o centro de Roma foi atingido na tarde de terça-feira por uma tempestade repentina, que trouxe chuvas fortes, ventos fortes, trovões e relâmpagos.
Mais de 80 milímetros de chuva por metro quadrado caíram no centro histórico – aproximadamente a mesma quantidade que cai em média num mês no outono, disse o município.
A "explosão" causou inundações e ventos de até 90 quilómetros por hora que derrubaram árvores, disse.
Os especialistas dizem que as alterações climáticas estão a alterar os padrões climáticos e a aumentar o número de eventos climáticos extremos.
“É cada vez mais evidente que a questão das alterações climáticas e o seu impacto nas nossas vidas é agora inevitável para todos”, afirmou o presidente da Câmara de Roma, Roberto Gualtieri.