Quer ganhar um milhão de dólares? A nova promessa de Musk no apoio a Trump
Ter a oportunidade de ganhar 1 milhão de dólares por assinar uma petição é o que promete o bilionário Elon Musk. E a promessa já está a ser cumprida: um americano ganhou neste sábado um cheque neste valor, entregue pessoalmente num evento na cidade Harrisburg, no estado da Pensilvânia.
Uma pessoa será escolhida por dia até a data das eleições, 5 de novembro, estabeleceu o empresário. A petição online está disponível somente nos chamados estados indecivos, que podem decidir o rumo da eleição: Pensilvânia, Geórgia, Nevada, Arizona, Michigan, Winconsin e Carolina do Norte.
De acordo com sites de notícias que tiveram acesso ao conteúdo, com a agência Reuters, a petição está focada no apoio à liberdade de expressão e o direito à posse de armas de fogo, algumas das bandeiras de Donald Trump, do qual é apoiante declarado. "Queremos ter certeza de que todos nos estados indecisos saibam sobre isso e suspeito que isso garantirá que eles saibam", escreveu no X (antigo Twitter), do qual é dono.
A petição que Musk está a pedir para as pessoas assinarem diz: "A Primeira e a Segunda Emendas garantem a liberdade de expressão e o direito a possuir armas. Ao assinar abaixo, estou a prometer o meu apoio à Primeira e à Segunda Emendas."
Elon criou a America PAC, uma associação de apoio à campanha presidencial de Trump. Além desta petição com custo milionário, o americano também realiza uma série de eventos de apoio ao candidato republicano e uma fervorosa campanha nas redes sociais, em especial o X.
Mas será que esta lotaria não é ilegal? De acordo com a rede de TV NBC News, não está violada as leis de financiamento de campanha, porque "o pagamento é pela assinatura da petição e indicação de eleitores registados para assinar a petição, e não pelo registo".
No entanto, participantes do evento de sábado tiveram que assinar a petição, o que permite que a America PAC recolha registos de mais potenciais eleitores para suportar Trump nas urnas.