Promotor de dois concertos de Taylor Swift em Madrid soma 288 mil euros em multas
A Câmara Municipal de Madrid enviou onze sanções com coimas num total de 801 mil euros pelas atuações musicais realizadas este ano no Estádio Santiago Bernabéu, recinto do Real Madrid.
Em causa, multas que variam entre os 17 mil e os 280 mil euros devido ao ruído causado pelos concertos. Entre elas estão duas, uma de 142 mil e outra de 146 mil euros, aos produtores dos dois concertos de Taylor Swift nos dias 29 e 30 de maio.
Um dos promotores disse ao El País que se trata de um valor “desproporcional” e revela que não tem “forma de saber os critérios da sanção”.
Desde abril, foram realizados 16 concertos no Bernabéu e todos ultrapassaram o limite do ruído, segundo as autoridades municipais.
As coimas aplicadas estão incluídas desde 2011 na Portaria de Proteção contra a Poluição Sonora e Térmica e os valores variam entre os 600 e os 300 mil euros, consoante a gravidade da violação.
O volume máximo exterior durante a noite não pode exceder os 58 decibéis, enquanto durante a manhã ou à tarde o limite aumenta para 63 decibéis.
As sanções relativas aos concertos de Taylor Swift são classificadas como “muito graves” pela Câmara Municipal.