Problema com trem de aterragem obriga avião a aterragem perigosa na Turquia
Um Boeing 737 da empresa americana FedEx, de transporte de encomendas e correspondência, foi obrigado a uma aterragem perigosa esta quarta-feira em Istambul, capital da Turquia, depois de o trem de aterragem dianteiro ter registado uma falha.
A manobra arriscada do piloto fez com que a parte dianteira da fuselagem tivesse de tocar diretamente na pista, tendo o avião se arrastado por vários metros. Os tripulantes do aparelho sairam são e salvos, mas não se livraram de um grande susto.
O piloto do Boeing, que tinha descolado do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, informou a torre de controlo da cidade da Turquia que o trem de aterragem não estava a funcionar, após duas tentativas os controladores aéreos tiveram que adotar um plano de emergência, tendo orientado a tripulação para uma aterragem de alto risco, sem trem de aterragem.
Esta situação obrigou a que a pista destinada para esta manobra estivesse interrompida ao tráfego durante algumas horas
O 767 é um modelo antigo da Boeing, que pretende retirá-lo de circulação em 2027, pois tem operado cada vez com mais restições por causa dos níveis de ruído e devido ao elevado consumo de combustível.