Porquê Leão? O significado da escolha do nome do novo papa
EPA/FABIO FRUSTACI

Porquê Leão? O significado da escolha do nome do novo papa

Norte-americano Robert Francis Prevost resgata uma tradição histórica e parece sinalizar uma ligação com o legado de Leão XIII, um dos papas mais marcantes da era moderna.
Publicado a
Atualizado a

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi eleito o 267.º papa da Igreja Católica, assumindo o nome pontifício de Leão XIV. A escolha, anunciada durante o "Habemus Papam" pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti, resgata uma tradição histórica e parece sinalizar uma ligação de Prevost com o legado de Leão XIII, um dos papas mais marcantes da era moderna.

Leão XIII (1878-1903) foi o 256º papa e ficou conhecido pela sua atuação sociopolítica e por liderar a Igreja num período de grandes mudanças. Ficou célebre a encíclica "Rerum Novarum" (1891), que lançou as bases da doutrina social da Igreja, abordando questões como trabalho, capitalismo e justiça social em plena Revolução Industrial.

A escolha de Prevost pode indicar o seu desejo de seguir essa linha, analisam vários especialistas em questões da Igreja citados nos media internacionais, promovendo uma Igreja ligada às questões sociais contemporâneas, como pobreza, migrações e desigualdades – temas que já marcaram a sua trajetória como missionário no Peru e prefeito do Dicastério para os Bispos.

Também o Papa Leão I ficou para a história como "Leão, o Grande", considerado como um dos grandes papas de todos os tempos. O seu pontificado decorreu entre setembro de 440 e novembro de 461. Destacou-se por afirmar a autoridade do Papa sobre toda a Igreja e entre os episódios célebres do seu papado ficou um encontro com Átila, o Huno, onde o terá persuadido a desistir da invasão de Itália.

Porquê Leão? O significado da escolha do nome do novo papa
Leão XIV contra “ateísmo prático” num tempo em que fé é vista como "absurda". Missa inaugural a 18 de maio

Os nomes mais usados na história papal

Na história da Igreja, o nome pontifício mais usado foi João, por 23 vezes. Seguem-se Bento e Gregório, ambos com 16. Leão iguala agora Clemente como nome adotado por 14 papas.

Entre os nomes mais escolhidos estão também Inocêncio, com 12, Bonifácio com nove e Urbano com oito.

Em termos anos de pontificado, é Pio, com 158 anos, o nome mais habitual, seguido por Gregório (136 anos), João, Bento, Inocêncio e, em sexto lugar, Leão, com 100 anos.

A escolha de um nome pode ter diversos significados: homenagear um santo, um parente, um predecessor ou uma igreja onde o papa serviu.

No caso de Leão XIV, a referência a Leão XIII parece ser a principal motivação.

Porquê Leão? O significado da escolha do nome do novo papa
Reações. Marcelo saúda Leão XIV com "profunda alegria", Trump fala em "grande honra" para os EUA

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt