Polícia espanhola recupera quadro de Francis Bacon roubado em 2015 em Madrid
A Polícia Nacional de Espanha recuperou um quadro de Francis Bacon avaliado em cinco milhões de euros que tinha sido roubado de uma casa de Madrid em 2015, anunciou esta quinta-feira aquela força de segurança.
O quadro "Retrato" foi roubado com outras quatro obras do pintor irlandês, avaliadas em 25 milhões de euros, naquele que é considerado o maior roubo de sempre de arte contemporânea em Espanha.
A polícia espanhola confirmou esta quinta-feira que recuperou desde 2015 quatro das cinco obras roubadas de uma casa de Madrid cujo proprietário é o último companheiro e o herdeiro de Francis Bacon.
Segundo o comunicado desta quinta-feira da Polícia Nacional de Espanha, desde 2015 foram já detidas 16 pessoas por causa deste roubo, as últimas duas em fevereiro deste ano, o que permitiu chegar à última obra recuperada.
"A investigação continua aberta com o fim de localizar a obra restante e a detenção das pessoas que a têm em seu poder", escreveu a polícia no comunicado divulgado esta quinta-feira.
As sete primeiras detenções neste caso ocorreram poucos meses após o roubo e seguiram-se outras em janeiro de 2017, ano em que foram recuperados três dos quadros roubados.
Entre os detidos estão um negociador de arte de Madrid e membros de um grupo organizado dedicado ao roubo de casas e estabelecimentos comerciais.
Francis Bacon nasceu em Dublin em 1909 e morreu em Madrid em 1992.