Donald Trump, presidente dos EUA
Donald Trump, presidente dos EUAFOTO: EPA/ALESSANDRO DI MEO

Podem acontecer "coisas más" caso não seja alcançado acordo com o Irão, avisa Trump: "Saberão nos próximos 10 dias"

Para o presidente dos EUA é necessário “chegar a um acordo significativo” com o Irão sobre o programa nuclear, numa altura em que presença militar norte-americana aumenta na região.
Publicado a

O presidente dos Estados Unidos disse esta quinta-feira, 19 de fevereiro, ser necessário alcançar um acordo "significativo" com o Irão sobre o programa nuclear, caso contrário "coisas más vão acontecer" e deu um prazo de dez dias para que se chegue a um entendimento.

A posição de Donald Trump foi conhecida à margem da primeira reunião do Conselho de Paz, em Washington, tendo estipulado um prazo para se saber se é possível, ou não, chegar a um acordo.

“Talvez tenhamos de ir mais longe, ou talvez não, talvez cheguemos a um acordo. Provavelmente saberão nos próximos dez dias”, afirmou Trump, numa altura em que os EUA reforçaram a presença militar no Médio Oriente.

Ainda assim, Donald Trump afirmou que, no âmbito das negociações com Teerão, os enviados dos EUA - Steve Witkoff e Jared Kushner, genro do presidente dos EUA -, tiveram "algumas reuniões muito boas" com a delegação do Irão, mas disse que há trabalho para fazer e reforçou a necessidade de se "chegar a um acordo significativo", alertando para consequências se tal não acontecer.

“Agora é o momento de o Irão se juntar a nós num caminho que complete o que estamos a fazer. Se se juntarem a nós, será ótimo. Se não se juntarem, também será ótimo, mas será um caminho muito diferente”, advertiu Trump. "Não podem ter uma arma nuclear, é muito simples", disse. "Não se pode ter paz no Médio Oriente se tiverem uma arma nuclear", sublinhou.

Na passada terça-feira, as delegações dos EUA e do Irão estiveram em Genebra, na Suíça, para negociações sobre o acordo nuclear. O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Araqchi, fez saber que existiu entendimento sobre os "princípios orientadores" do diálogo entre os dois países, mas reconheceu que há ainda trabalho a fazer.

Do lado dos EUA, segundo indicaram fontes norte-americanas à Reuters, o “progresso foi feito" nestas negociações, havendo, no entanto, "muitos detalhes a discutir”, sendo esperadas propostas concretas de Teerão no espaço de duas semanas.

Para esta quinta-feira, estão agendados exercícios navais entre a Rússia e o Irão nas águas do Golfo de Omã e do norte do Oceano Índico, com o objetivo de desenvolver a cooperação marítima conjunta e fortalecer as relações entre as marinhas dos dois países.

Donald Trump, presidente dos EUA
Irão emite aviso de lançamento de rockets. EUA fazem movimentações na Base das Lajes
Donald Trump, presidente dos EUA
"O caminho para um acordo começou", diz o Irão após nova ronda de negociações com os EUA
Diário de Notícias
www.dn.pt