Piloto e as duas filhas resgatados com vida após queda de avião num lago gelado do Alasca
Alaska National Guard via X

Piloto e as duas filhas resgatados com vida após queda de avião num lago gelado do Alasca

Sobreviveram a uma noite gelada em cima da asa do avião, antes de serem descobertos por um outro piloto que tinha sabido do desaparecimento através do Facebook.
Publicado a
Atualizado a

O piloto e as suas duas filhas foram resgatados com vida após a queda de um avião, um Piper PA-12 Super Cruiser, se ter despenhado num lago gelado do Alasca, nos Estados Unidos.

De acordo com a agência Associated Press, a família estava num passeio turístico de Soldotna para Skilak Lake na Península de Kenai, quando acabou por cair no Lago Tustumena.

O alerta foi dado na segunda-feira pelo pai do piloto, dizendo que o filho e as duas netas deviam ter regressado ainda no domingo. De imediato, as autoridades iniciaram as buscas, mas foi Terry Godes, um piloto que fazia as buscas por conta própria após ter visto uma publicação no Facebook sobre o desaparecimento da aeronave.

Godes foi de imediato em direção ao Lago Tustumena, onde avistou aquilo que lhe pareciam os destroços do avião junto a um glaciar.

“Fiquei com o coração partido ao ver aquilo, mas ao me aproximar, pude ver que havia três pessoas no topo da asa”, disse à Associated Press, um milagre segundo o próprio: "Estavam vivos e movimentavam-se.”

Terry Godes deu então as coordenadas às autoridades, que uma hora depois do início das buscas conseguiram resgatar o homem e as suas duas filhas, que foram transportados para o hospital com ferimentos leves.

O piloto-herói sublinhou as condições por que os três sobreviventes passaram até serem resgatados. "Eles passaram uma noite longa, fria, escura e chuvosa no topo de uma asa de um avião", revelou.

No Alasca muitas comunidades dependem de pequenas aeronaves para se moverem, pelo que os acidentes acabam por ser recorrentes. Em fevereiro, por exemplo, morreram dez pessoas na queda de um avião no gelo, na costa oeste, por estar com 500 quilos a mais de carga.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt