Cidade de Oboque, onde a OIM tem um centro de resposta, é um local de passagem migratória.
Cidade de Oboque, onde a OIM tem um centro de resposta, é um local de passagem migratória.FOTO: DR/OIM

Pelo menos 139 mortos e 86 desaparecidos em naufrágio ao largo do Djibuti, diz OIM

Segundo a agência das Nações Unidas, há pelo menos 80 sobreviventes do naufrágio de um barco que transportaria cerca de 350 pessoas. As operações de busca e resgate continuam a decorrer.
Publicado a: 
Atualizado a: 

Pelo menos 139 migrantes, incluindo 15 crianças, morreram e 86 estão desaparecidos na sequência de um naufrágio na noite de 08 para 09 de outubro ao largo da costa do Djibuti, indicou este domingo (11 de outubro) a Organização Internacional para as Migrações (OIM), agência da ONU.

Segundo relatos de sobreviventes, o barco, que transportava 350 pessoas do Djibuti para o Iémen, virou-se perto de Guhere, a norte da cidade djibutiana de Oboque, de acordo com um comunicado da OIM publicado no seu site.

"Trata-se de uma perda de vidas devastadora. Os nossos pensamentos estão com os sobreviventes e com as famílias que perderam entes queridos ou que continuam sem notícias dos seus familiares", afirmou Alexandre Coissac, chefe da missão da agência no Djibuti.

Segundo a organização, entre os 139 corpos recuperados, 52 eram homens, 42 eram mulheres. Entre as 15 crianças, estavam nove meninas e seis rapazes.

"Mais de 80 pessoas sobreviveram ao naufrágio, todas cidadãs etíopes. A OIM está a prestar assistência a 64 sobreviventes no seu Centro de Resposta aos Migrantes (MRC) de Oboque, proporcionando cuidados de saúde, assistência psicossocial, serviços de proteção, alojamento temporário, ajuda alimentar e apoio para restabelecer o contacto com as suas famílias", lê-se no comunicado.

A diretora-geral da OIM, Amy Pope, disse numa atualização que "ninguém entra num barco assim, a menos que acredite que não há outra forma segura de o fazer".

"Não podemos continuar a tratar estas mortes como algo normal. As vias seguras e legais salvam vidas. Apelo aos governos e aos doadores para que ajam antes que o próximo barco naufrague", acrescentou.

As equipas desta agência das Nações Unidas estão no terreno juntamente com as autoridades locais para fornecer ajuda de emergência, garantiu ainda Coissac.

Cidade de Oboque, onde a OIM tem um centro de resposta, é um local de passagem migratória.
Seis mortos e 40 desaparecidos num naufrágio de migrantes em Itália
Cidade de Oboque, onde a OIM tem um centro de resposta, é um local de passagem migratória.
Navio humanitário resgata 134 pessoas a bordo de barcaça no Mediterrâneo Central
image-fallback
Mais de 60 migrantes mortos em naufrágio ao largo da costa da Líbia