Análises do Papa Francisco mostram "ligeira melhoria"
EPA/ANGELO CARCONI

Análises do Papa Francisco mostram "ligeira melhoria"

Jorge Bergoglio continua a recuperar uma pneumonia bilateral. Recebeu a visita da primeira-ministra Giorgia Meloni, que o encontrou de bom humor.
Publicado a
Atualizado a

O Papa Francisco, hospitalizado desde sexta-feira com uma pneumonia bilateral, fez análises que mostram uma "ligeira melhoria", segundo uma atualização do Vaticano esta quarta-feira à tarde.

"O quadro clínico do Santo Padre é estável. As análises ao sangue mostram uma ligeira melhoria, particularmente na parte inflamatória", pode ler-se no boletim diário da Santa Sé.

O Vaticano adiantou ainda que, após o pequeno-almoço, Jorge Mario Bergoglio, 88 anos, "leu alguns jornais e depois dedicou-se a atividades de trabalho com os seus colaboradores mais próximos".

De manhã, o Vaticano tinha comunicado que sumo pontífice "passou uma noite tranquila". "Acordou e tomou o pequeno-almoço", anunciou o Vaticano num comunicado publicado no seu canal de Telegram, numa altura em que cresce a preocupação com o seu estado de saúde.

Está-se a evitar "qualquer situação de stress, porque nada deve comprometer a delicada evolução da sua pneumonia”, informou a equipa médica, citada pelo jornal La Repubblica.

Análises do Papa Francisco mostram "ligeira melhoria"
Aura Miguel: condição do Papa é mais do que "meramente complexa e se calhar há coisas que não são ditas"

Segundo fontes do Vaticano, citadas pela imprensa italiana, o Santo Padre “levantou-se" esta manhã "e colocou-se numa poltrona”, não lhe estando a ser administrado oxigénio suplementar. As mesmas fontes sublinham que “o coração do Papa está a aguentar-se muito bem”.

De acordo com um boletim médico divulgado na terça-feira pelo Vaticano, no quinto dia de internamento, o Papa Francisco, de 88 anos, continua com um quadro clínico complexo, apresentando uma pneumonia bilateral.

"O exame ao tórax que o Santo Padre realizou esta tarde (...) demonstrou a presença de pneumonia bilateral que exigiu tratamento medicamentoso adicional. O Papa Francisco está, no entanto, de bom humor", lê-se no comunicado divulgado.

Giorgia Meloni visitou o Papa: "Ele não perdeu o sentido de humor"

A primeira-ministra Giorgia Meloni visitou o Papa Francisco já depois do boletim clínico e, à saída do hospital Augusto Gemelli, disse que encontrou-o bem disposto. "Brincamos como sempre. Ele não perdeu o sentido de humor", disse, acrescentado que ficou "muito feliz por tê-lo encontrado alerta e reativo".

Análises do Papa Francisco mostram "ligeira melhoria"
Papa Francisco continua com quadro clínico "complexo" e apresenta pneumonia bilateral

O Vaticano já tinha cancelado na terça-feira os compromissos do líder religioso para o próximo fim de semana devido ao seu estado de saúde.

"Devido à saúde do Santo Padre, a audiência jubilar de sábado, 22 de fevereiro, foi cancelada" e Francisco não poderá presidir à missa de domingo, foi anunciado em comunicado.

O Papa está hospitalizado desde sexta-feira em Roma, tendo na segunda-feira o Vaticano admitido que Francisco apresentava um "quadro clínico complexo.

Análises do Papa Francisco mostram "ligeira melhoria"
Cancelada agenda do Papa Francisco para o fim de semana

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt