Países da União Europeia expulsam dezenas de diplomatas russos

Bélgica, Países Baixos, República Checa e Irlanda anunciaram esta terça-feira a expulsão de um total de 43 diplomatas russos.

A Bélgica, os Países Baixos, a República Checa e a Irlanda anunciaram esta terça-feira a expulsão de um total de 43 diplomatas russos dos seus países por alegado envolvimento em atividades de espionagem e violação das regras da diplomacia internacional.

Bruxelas deu a 21 diplomatas russos um prazo de duas semanas para deixarem a Bélgica, por alegado tráfico de influências e envolvimento em ações de espionagem.

O governo dos Países Baixos ordenou a expulsão a 17 diplomatas da Rússia, considerando-os "uma ameaça à segurança nacional".

O ministro das Relações Exteriores do país, que já informou o embaixador russo em Haia da decisão, afirmou que "a atual postura da Rússia, num sentido abrangente, torna indesejável a presença de tais diplomatas".

A Irlanda também anunciou a expulsão de quatro diplomatas russos, considerando que as "suas atividades não se coadunam com os padrões de comportamento da diplomacia internacional".

Já a República Checa deu a um diplomata russo em Praga 72 horas para deixar o país. "Juntamente com os nossos aliados, vamos reduzir a presença russa na União Europeia", escreveu o ministro checo dos Negócios Estrangeiros no Twitter.

Em sentido oposto, a Rússia anunciou a expulsão do seu país de 10 diplomatas das repúblicas bálticas da Estónia, Letónia e Lituânia que, em 18 de março, adotaram medidas semelhantes em relação a representantes da diplomacia de Moscovo.

A Rússia entende que a expulsão de um total de 10 diplomatas seus dos três países invocando a "operação militar especial" na Ucrânia, é "injustificada" e explica ter aplicado o "princípio da reciprocidade" nas expulsões agora anunciadas.

As três repúblicas bálticas, que integram a NATO desde 2004, foram, juntamente com a Polónia, dos primeiros a condenar a ofensiva militar russa na Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG