Os potenciais sucessores de Joe Biden na corrida à Casa Branca
Kamala Harris
A, até agora, vice-presidente de Joe Biden só iria suceder-lhe em caso de morte ou incapacidade. 59 anos, filha de pai jamaicano e mãe indiana, foi a primeira mulher e a primeira pessoa negra a tornar-se procuradora-geral da Califórnia. Tem sido criticada pela ala progressista pelas penas severas que defende para crimes menores, que afetaram principalmente as minorias.
Gavin Newsom
O democrata, de 56 anos lidera há cinco anos a Califórnia, o Estado com mais população, que transformou num santuário para o direito ao aborto. Tem publicitado ostensivamente as suas ambições a curto prazo: nos últimos meses, visitou outros países, autoelogiou a sua carreira e investiu milhões de dólares num Comité de Ação Política que alimentou especulações de que poderia concorrer em 2028 à Casa Branca.
Gretchen Whitmer
Tem 52 anos e governa o Estado do Michigan, com três tipos de eleitores que os democratas tentam seduzir: operários, afro-americanos e árabes. Opositora ferrenha de Donald Trump, já afastou qualquer pretensão de concorrer à Casa Branca. É conhecida por ter sido vítima de um plano para a raptar, conduzido pela extrema-direita. O estado que governa vai ser um dos mais disputados nas eleições presidenciais de novembro, o que seria um forte argumento para suceder a Biden.
Joe Shapiro
Com 51 anos, o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, lidera o maior swing state, ou “estado pêndulo” - aquele que pode inclinar-se para um partido ou outro, dependendo dos candidatos. Antes de assumir o cargo, em 2022, derrotando um rival da extrema-direita apoiado por Donald Trump, Joe Shapiro foi eleito duas vezes procurador-geral da Pensilvânia e denunciou as agressões sexuais cometidas por padres católicos contra milhares de crianças.
Os outros potenciais sucessores
Nas lides da política norte-americana, no que diz respeito a fortes candidatos à sucessão de Joe Biden, circulam os nomes dos governadores do Estado do Illinois, J.B. Pritzker. De igual modo, do Estado de Maryland, Wes Moore, e Andy Beshear, do Kentucky, mas com possibilidades mais limitadas. Também são apontados os nomes da senadora Amy Klobuchar e do secretário dos Transportes, Pete Buttigieg, ambos ex-candidatos presidenciais em 2020.