Iván Suárez, do restaurante El Llagar de Colloto, pagou 37 mil euros pelo queijo Cabrales da queijaria da produtora Encarnación Bada.
Iván Suárez, do restaurante El Llagar de Colloto, pagou 37 mil euros pelo queijo Cabrales da queijaria da produtora Encarnación Bada. DR/Facebook/DOP Queso Cabrales

O queijo mais caro do mundo é espanhol e foi vendido por 37 mil euros

O restaurante El Llagar de Colloto, de Oviedo, pagou mais mil euros do que no ano passado por um Cabrales da queijaria Ángel Díaz Herrero.
Publicado a
Atualizado a

O queijo Cabrales bateu pela quinta vez o recorde do queijo mais caro do mundo: o restaurante El Llagar de Colloto, em Oviedo, arrematou uma peça da queijaria Ángel Díaz Herrero por 37 mil euros num leilão realizado este domingo (31 de agosto) durante o Concurso de Queijos Cabrales, realizado no concelho com o mesmo nome nas Astúrias.

Assim, tanto a queijaria, gerida por Encarnación Bada, como o restaurante vencedor, gerido por Iván Suárez, são vencedores repetidos do concurso e do leilão, segundo a agência espanhola EFE.

No ano passado esta dupla também tinha sido a distinguida -- o queijo custou então 36 mil euros -- repetindo a distinção no Livro dos Recordes do Guinness.

Aliás, o restaurante tem o recorde desde 2018, quando inscreveu pela primeira vez o nome nesse livro, depois de pagar 14.300 euros por um queijo Cabrales.

O queijo Cabrales é um tipo de queijo azul, maturado nas grutas naturais que existem nos Picos da Europa.

A produtora do queijo vencedor, Encarnación Bada, explicou que este tem pouco mais de dois quilos e é feito com leite de vaca maturado desde dezembro a uma altitude de 1.500 metros, na gruta de Los Mazos. "Dá muito trabalho levá-lo até à gruta a estas alturas, onde nem os carros conseguem chegar", comentou, citada pela agência Europa Press.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt