O misógino influencer Andrew Tate e o irmão. Quem são os acusados de crimes sexuais que voaram para a Florida
Quem são os irmãos Tate?
São dois homens de dupla nacionalidade, britânica e norte-americana. Andrew, de 38 anos, e Tristan, de 36, dizem ter feito milhões com um "império de media" baseado nas redes sociais.
Conotados com a direita radical, defendem ideias misóginas, de menorização do papel da mulher na sociedade e, em especial, na sexualidade.
Segundo a BBC, em 2024 a polícia britânica elaborou um extenso relatório ligando de forma "aterradora" Andrew Tate à radicalização de rapazes e jovens adultos para a violência contra mulheres e raparigas.
Do que é que eles são acusados exatamente?
Neste momento as acusações principais são em dois países, na Roménia e no Reino Unido.
Na Roménia, onde os irmãos estavam sediados nos últimos tempos e tinham sido pela primeira vez detidos em 2022, são acusados de vários casos (não relacionados) de violação, sexo com menores, tráfico de seres humanos e branqueamento de capitais.
Têm audição marcada perante juiz para o dia 24 de março.
No Reino Unido, numa investigação paralela, ambos são ainda suspeitos de quatro casos de agressão sexual.
Como puderam sair da Roménia?
Ainda que os acusados estivessem impedidos de sair do país até esta semana, como medida cautelar, a Justiça romena levantou esta proibição por motivos que - à data deste artigo - não são claros.
De acordo com o Financial Times, que cita fontes anónimas, terão existido pressões próximas da administração de Donald Trump para que as medidas cautelares fossem atenuadas - Andrew Tate é um apoiante assumido do atual presidente dos EUA.
Mas tanto a Casa Branca como o governo romeno negam quaisquer contactos nesse sentido.
Questionado na Casa Branca sobre este caso, a quando visita do primeiro-ministro Keir Starmer, Donald Trump respondeu taxativamente: "Não sei nada sobre isso."
As autoridades romenas garantem apenas que os procuradores aprovaram o pedido dos arguidos para viajar e que se mantêm "sob supervisão judicial", tendo de "estar presentes às autoridades judiciais a cada diligência" sob pena do agravamento de medidas de coação.
Como voaram para os EUA?
Os irmãos Tate voaram para a Florida num avião particular. Não é conhecido, há hora de publicação deste artigo, quem pagou o aparelho.
Os bens conhecidos dos empresários foram congelados pela justiça romena em 2023 mas, segundo um seu representante, citado pelo The Guardian, um tribunal de recurso "devolveu-lhes todas a propriedades, incluindo veículos, contas bancárias e participações nas empresas".
Como reagem as autoridades norte-americanas ao caso?
A única reação pública ao caso do lado dos Estados Unidos surgiu do governador da Florida, ainda antes do avião que transportava os irmãos pousasse em solo norte-americano.
Ron DeSantos emitiu um comunicado no qual começa por garantir não ter tido "qualquer envolvimento" na ida dos irmãos para aquele estado.
"A Florida não é um local onde este tipo de conduta é bem vinda", acrescenta, DeSantis, referindo-se às atividades dos Tate que, garante, apenas conhece pelas notícias.
O governador acrescenta ainda que pediu ao procurador-geral da Florida, James Uthmeier, para verificar se o estado tem alguma jurisdição "sobre isto".
Qual a reação das alegadas vítimas?
Quatro das mulheres que, no Reino Unido, afirmam ter sido abusadas por Andrew Tate disseram esta quinta-feira estar "incrédulas" e sentirem-se "traumatizadas de novo" com a notícia de que ele pôde sair da Roménia.
Num comunicado conjunto citado pela BBC, afirmam: "É para nós evidente que ele não enfrentará mais processos criminais pelos seus alegados crimes na Roménia; usará isso como uma oportunidade para perseguir e intimidar ainda mais testemunhas e os que o acusam, e continuará a espalhar a sua doutrina violenta e misógina pelo mundo."