"O cancro afeta todos nós." Joe Biden fala pela primeira vez após diagnóstico da doença
Joe Biden usou suas redes sociais para falar pela primeira vez depois de, na última semana, ter sido diagnosticado com um agressivo cancro na próstata. A declaração foi publicada através de sua conta no X na manhã desta segunda-feira (19).
"O cancro afeta a todos nós. Como muitos de vocês, Jill [mulher de Biden] e eu aprendemos que somos mais fortes em situações difíceis. Obrigado por nos ajudarem com amor e apoio", lê-se na publicação do ex-presidente dos Estados Unidos da América.
Joe Biden foi diagnosticado com a doença após ter apresentado sintomas urinários e um pequeno nódulo na próstata na última terça-feira (13), quando a condição do ex-presidente foi divulgada pelo jornal The New York Times. Dias depois, o diagnóstico do cancro, já em estado avançado e com metástases nos ossos, foi informado ao público por sua assessoria de imprensa.
Ainda de acordo com sua assessoria, o diagnóstico mostrou um estágio 9 - os cancros de próstata recebem uma pontuação com uma escala de 1 a 10 -, que a indica que a doença atua com significativa agressividade.
Joe Biden foi presidente dos EUA entre 2021 e 2025, quando se tornou, aos 82 anos, o político mais velho a ocupar o maior cargo da política americana. No ano passado, Biden deixou a corrida presidencial com Donald Trump a poucos meses das eleições, quando sua saúde física e mental se tornaram objeto de preocupação para seus apoiantes e para a imprensa.
Desde a derrota democrata, o ex-presidente tem mantido uma postura discreta. Poucos dias antes de ter sido diagnosticado com a doença, no entanto, Biden falou pela primeira vez após as eleições, quando disse sentir-se responsável pela vitória republicana que recolocou Trump no poder.
nuno.tibirica@dn.pt