Novos bombardeamentos dos EUA atingem o Iémen e fazem pelo menos três mortos
Aviões de combate norte-americanos realizaram novos bombardeamentos em pelo menos três províncias do Iémen, incluindo a capital, Sana, de acordo com informações avançadas pelos rebeldes Huthis. Estes recentes ataques causaram a morte de pelo menos três pessoas.
Esta notícia surge num contexto de intensificação da ofensiva militar dos Estados Unidos contra os houthis, que teve um aumento significativo a partir de 15 de março. Os bombardeamentos mais recentes visaram múltiplas áreas no Iémen, elevando ainda mais a preocupação com a segurança e a situação humanitária no país, que já enfrenta anos de conflito.
O Ministério da Saúde dos houthis, citado pelos media internacionais, reportou um balanço de pelo menos três mortos e 12 feridos em ataques na montanha de Faj Attan. Adicionalmente, foram noticiados ataques aéreos na Ilha Kamaran e bombardeamentos que atingiram infraestruturas e áreas residenciais, como o bairro de Farwah.
Na semana passada, o exército norte-americano confirmou ter destruído o porto de Ras Issa, alegando que os houthis o utilizavam para financiar as suas operações. Um ataque anterior a este porto resultou num elevado número de vítimas, com relatos de pelo menos 74 mortos e 171 feridos, além de ter causado danos significativos que afetaram a navegação e o abastecimento de petróleo no país.