Navio cargueiro com bandeira portuguesa apreendido no Estreito de Ormuz. Não há registo de portugueses a bordo
D.R.

Navio cargueiro com bandeira portuguesa apreendido no Estreito de Ormuz. Não há registo de portugueses a bordo

O Irão estará por trás deste ataque ao cargueiro, registado pela empresa Zodiac Maritime, que pertence ao bilionário israelita Eyal Ofer. As autoridades portuguesas estão a acompanhar a situação e pediram esclarecimentos e informações adicionais às autoridades iranianas.
Publicado a
Atualizado a

O navio cargueiro MSC Aries, com bandeira portuguesa, foi apreendido na manhã deste sábado no Estreito de Ormuz, ao largo do Golfo de Omã. Esta notícia foi avançada pela Associated Press (AP) que visualizou o vídeo do ataque. 

As autoridades portuguesas já estão a acompanhar a situação "sob coordenação direta do gabinete do Primeiro-Ministro, envolvendo os Ministérios dos Negócios Estrangeiros, Presidência, Defesa Nacional e Economia", lê-se numa nota à imprensa deste ministério.

O MNE confirmou que se trata de um navio de carga, o MSC Aries, com pavilhão português (registo na Região Autónoma da Madeira), sendo a empresa proprietária a Zodiac Maritime Limited, com sede em Londres.

Não há registo de cidadãos portugueses a bordo, seja tripulação ou comando. As autoridades portuguesas estão em contacto com o governo iraniano, tendo pedido esclarecimentos e informações adicionais.

O grupo MSC informou entretanto que havia 25 tripulantes a bordo e que "está a trabalhar em estreita colaboração com as entidades competentes para garantir o seu bem-estar e o regresso seguro do navio".

A agência de notícias estatal iraniana, a IRNA, noticiou que as Guardas Revolucionárias apreenderam o navio, que disse estar ligado a Israel, e que este estava a ser transferido para águas territoriais do Irão. 

O navio, com bandeira portuguesa, fazia a ligação entre os Emirados Árabes Unidos e a Índia. No vídeo visualizado pela AP, podem ver-se comandos a descer de um helicóptero para as pilhas de contentores no navio. O helicóptero envolvido será um modelo que foi utilizado pela Guarda Revolucionária iraniana em outros ataques semelhantes. 

Segundo a AP, o MSC Aries é um navio porta-contentores registado pela empresa Zodiac Maritime, baseada em Londres. Esta empresa faz parte do Grupo Zodiac que pertence ao bilionário israelita Eyal Ofer.

Este ataque acontece numa altura de grande tensão entre o Irão e Israel.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt