Tripulação da Crew-10 da NASA e da SpaceX
Tripulação da Crew-10 da NASA e da SpaceXNASA

NASA e SpaceX em contagem decrescente para a missão que pode libertar os dois astronautas 'presos' no Espaço

Crew-10 tem lançamento previsto para esta quarta-feira e pode permitir o regresso de Butch Wilmore e Suni Williams, retidos na Estação Espacial Internacional desde junho de 2024.
Publicado a
Atualizado a

As equipas da NASA e da SpaceX estão nos últimos preparativos para o lançamento da missão Crew-10, esta quarta-feira (12), uma missão particularmente importante por ser também a hipótese de regresso a terra dos astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, que estão retidos na Estação Espacial Internacional (ISS) desde junho de 2024.

O lançamento - a partir do Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, na Flórida - vai servir para levar quatro astronautas à ISS, com uma tripulação internacional composta por Anne McClain (comandante), Nichole Ayers (piloto), Takuya Onishi (especialista de missão 1) e Kirill Peskov (especialista de missão 2). Mas será também a chave para o retorno daqueles dois astronautas, que em junho de 2024 se viram obrigados a permanecer na Estação Espacial Internacional após problemas numa missão de teste da nave Starliner, da Boeing.

Com a chegada da Crew-10, Wilmore e Williams poderão regressar com a tripulação da Crew-9, que está a bordo da ISS desde setembro de 2024.

Suni Williams e Butch Wilmore, retidos na ISS desde junho de 2024
Suni Williams e Butch Wilmore, retidos na ISS desde junho de 2024NASA

A Crew-9 está na ISS desde setembro de 2024 e, apesar de inicialmente ter sido programada para ter quatro astronautas, apenas dois foram: Nick Hague e o cosmonauta da Roscosmos Aleksandr Gorbunov. O objetivo era já garantir dois lugares vazios para o regresso de Butch Wilmore e Suni Williams, que tinham inesperadamente ficado presos no espaço meses antes.

O lançamento da Crew-10 está agendado para a primeira janela de descolagem na quarta-feira, às 19.48 (horário local, 23.48 em Portugal Continental). Caso necessário, uma segunda tentativa ocorrerá na quinta-feira. Se tudo correr como previsto, segundo a NASA, a expectativa é que o acoplamento na Estação Espacial Internacional aconteça na quinta-feira.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt