Médio Oriente: Huthis reivindicam ataque contra aeroporto de Telavive
AFP

Médio Oriente: Huthis reivindicam ataque contra aeroporto de Telavive

Exército israelita intercetou o míssil lançado do Iémen contra a infraestrutura aeroportuária. Huthis dizem que ataque "resultou na suspensão do tráfego aéreo no aeroporto por mais de meia hora".
Publicado a
Atualizado a

Os rebeldes iemenitas huthis reclamaram hoje um novo lançamento de um míssil balístico hipersónico contra Israel, tendo como alvo o aeroporto Ben Gurion, a 15 quilómetros a sudeste de Telavive.

"Em apoio do povo palestiniano oprimido e em resposta aos massacres cometidos pelo inimigo sionista criminoso contra os nossos irmãos na Faixa de Gaza, as forças armadas iemenitas [Huthis] atacaram o Aeroporto Ben Gurion, na região ocupada de Jaffa, com um míssil balístico hipersónico 'Palestina 2'", afirmou o porta-voz militar, Yahya Sarea, numa declaração televisiva.

Embora o Exército israelita tenha informado que intercetou o míssil, Sarea afirmou que "a operação atingiu o seu objetivo com sucesso", alegando que o ataque "resultou na suspensão do tráfego aéreo no aeroporto por mais de meia hora".

Em comunicado, as forças israelitas indicaram que neutralizaram o projétil lançado do Iémen antes de atingir o seu território, acionando as sirenes de ataque aéreo em grande parte do país.

Esta é a quarta vez que Israel interceta um míssil disparado pelos huthis desde que retomou a sua ofensiva na Faixa de Gaza contra o grupo islamita palestiniano Hamas.

O grupo rebelde iemenita, apoiado pelo Irão, justifica que as suas operações militares são também um "resposta à agressão dos Estados Unidos", que lançaram dezenas de ataques contra o seu país.

"Com confiança em Deus, [os huthis] continuarão a enfrentar esta agressão brutal e criminosa e responderão corajosamente à escalada com outra escalada" e continuarão "a apoiar o povo palestiniano oprimido", disse ainda o seu porta-voz militar.

No sábado, foi divulgado que o Governo norte-americano vai enviar o porta-aviões Carl Vinson para o Médio Oriente para reforçar as operações contra o grupo iemeita, atualmente liderada por outro porta-aviões, o Harry S. Truman, cuja mobilização será prolongada por um mês.

Fontes do Departamento de Defesa dos Estados Unidos confirmaram ao 'site' Politico a decisão tomada pelo atual Secretário da Defesa, Pete Hegseth.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou o início de uma "ação militar decisiva e enérgica" contra os huthis, retaliação pela sua campanha de ataques a navios no Mar Vermelho, e disse que iria responsabilizar o Irão por cada novo ataque dos rebeldes.

Os huthis, que controlam a capital e outras regiões no norte e oeste do Iémen desde 2015, começaram a atacar há mais de um ano território israelita e navios ligados ao país com 'drones' e mísseis nas águas do Mar Vermelho e do Golfo de Aden, alegando agir em solidariedade com o Hamas, em guerra com Israel desde outubro de 2023.

Israel tem respondido com vários ataques aéreos contra o Iémen, enquanto os Estados Unidos e o Reino Unido também realizaram bombardeamentos contra o país, argumentando que estão a proteger a navegação numa região vital para o comércio mundial.

Médio Oriente: Huthis reivindicam ataque contra aeroporto de Telavive
Médio Oriente: Israel pede evacuação de bairro de Rafah e lança ofensiva
Médio Oriente: Huthis reivindicam ataque contra aeroporto de Telavive
Sete mortos em duas vagas de ataques de Israel contra o Líbano que interromperam cessar-fogo

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt