Mike Johnson conseguiu ser reeleito.
Mike Johnson conseguiu ser reeleito.EPA/JIM LO SCALZO

EUA. Mike Johnson consegue reeleição para 'speaker' após reviravolta

Câmara dos Representantes voltou esta sexta-feira ao trabalho e republicano só podia perder um voto. Inicialmente três congressistas votaram contra ele, mas após falar com Johnson mudaram o voto.
Publicado a
Atualizado a

O republicano Mike Johnson foi reeleito à primeira volta para speaker da Câmara dos Representantes dos EUA, depois de uma reviravolta.

O congressista da Louisiana só podia perder o voto de um republicano, mas três (Thomas Massie, Ralph Norman e Keith Self) votaram noutros candidatos, levando Johnson a abandonar a sala ainda antes de ter terminado a votação.

Contudo, regressou e esteve reunido com dois dos que votaram contra ele (Norman e Self) que acabaram por mudar o seu voto.

Johnson precisava de 218 votos se todos os 435 congressistas votassem, dada a curta vantagem destes sobre os democratas (219-215). Matt Gaetz, um republicano, não assumiu o cargo depois das polémicas ao ser nomeado para a Administração de Trump, o que faz com que só haja atualmente 434 congressistas.

O democrata Hakeem Jeffries obteve os votos de todos os 215 colegas na câmara, com Johnson finalmente a ter os 218 votos necessários.

Johnson tinha o apoio do presidente-eleito Donald Trump. "Uma vitória para o Mike hoje será uma grande vitória para o Partido Republicano", tinha escrito nas redes sociais, desejando-lhe "boa sorte".

A votação decorreu rapidamente, mas até ser fechada, qualquer congressista podia mudar o voto. Johnson foi então falar com os que votaram contra ele, conseguindo que mudassem de posição.

Caso tivesse falhado, não seria a primeira vez que o speaker perdia a eleição à primeira. O antecessor, Kevin McCarthy, não só falhou à primeira, como foram precisas 15 rondas para ser eleito em janeiro de 2023.

Johnson acabaria por ser eleito speaker em outubro de 2023, depois de os republicanos se revoltarem contra McCarthy.

Há menos de um ano 11 republicanos tentaram fazer o mesmo a Johnson, que acabaria por ser salvo pelos democratas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt