Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República.
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República. FOTO: PAULO NOVAIS/LUSA

Marcelo afirma "pleno apoio" ao reconhecimento do Estado da Palestina

Governo "é órgão competente para formalmente tomar a decisão", mas conduziu este processo "em permanente ligação com o Presidente da República, e certamente tomando em consideração as recomendações da Assembleia da República".
Publicado a

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou este sábado que a decisão do Governo de reconhecer o Estado da Palestina tem o seu "pleno apoio" e pretende "abrir ainda uma hipótese" à solução de dois Estados.

"Tem o pleno apoio do Presidente da República, que tem sido a posição portuguesa, que é defender a moderação para que essa fórmula [de dois Estados, de Israel e da Palestina] seja possível, e afastar-se dos radicalismos que se opunham a que a fórmula fosse possível", declarou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, em Nova Iorque, onde chegou hoje para participar na 80.ª sessão da Assembleia Geral da ONU. 

O chefe de Estado referiu que o Governo, que remeteu para domingo a declaração formal de reconhecimento da Palestina, "é órgão competente para formalmente tomar a decisão", mas conduziu este processo "em permanente ligação com o Presidente da República, e certamente tomando em consideração as recomendações da Assembleia da República".

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República.
CDS diverge do Governo no reconhecimento da Palestina
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República.
Reconhecimento do Estado da Palestina nada mudará na ocupação israelita. Meramente simbólico, dizem analistas
Diário de Notícias
www.dn.pt