Londres é palco de protestos violentos pela morte de três crianças em Southport
Benjamin Cremel / AFP

Londres é palco de protestos violentos pela morte de três crianças em Southport

Estes protestos ocorreram depois de uma noite bastante tumultuosa em Southport, na qual cerca de 53 polícias ficaram feridos
Publicado a
Atualizado a

Londres foi esta noite palco de violentos confrontos entre a polícia e manifestantes anti-imigração que protestavam devido ao ataque com faca que provocou a morte a três crianças em Southport - uma delas filha de portugueses.

Com o Reino Unido a preparar-se para uma segunda noite de tumultos, a polícia londrina foi forçada a usar equipamento antimotim junto a Downing Street, residência oficial do primeiro-ministro, para controlar a multidão liderada por vários elementos ligados a movimentos de direita radical. Os protestantes usaram artefactos pirotécnicos e arremessaram latas contra os agentes e tentaram furar o bloqueio da polícia de choque em frente à Downing Street. 

Muitos dos participantes no protesto, designado de Enough is Enough, usavam bonés vermelhos com os dizeres "Make Britain Great Again" - uma referência ao movimento "Make America Great Again" de Donald Trump. Outros vestiam camisolas com referências e imagens do fundador da Liga de Defesa Inglesa, Tommy Robinson, e do líder do Reform UK, Nigel Farage.

Ente os gritos de ordem estavam também frases como "Governem a Britânia", "salvem as nossas crianças" e "parem os barcos", num posicionamento anti-imigração que foi inflamado pelas falsas alegações de que o atacante (um menor, de 17 anos) que matou as três meninas e feriu outras oito (cinco delas com gravidade) seria um requerente de asilo.

A polícia foi vista a efetuar várias detenções.

Estes protestos ocorreram depois de uma noite bastante violenta em Southport - cidade de Merseyside, no noroeste de Inglaterra, onde ocorreu o ataque - na qual cerca de 53 polícias ficaram feridos na sequência dos tumultos que a polícia atribui a apoiantes do grupo de extrema direita Liga de Defesa inglesa.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt