Liam Payne terá morrido ao tentar fugir pela varanda do hotel
Liam Payne estava a tentar fugir do seu hotel quando sofreu uma queda brutal que lhe ceifou a vida a 16 de outubro, em Buenos Aires, na Argentina.
Segundo a TMZ, que cita testemunhas, o relatório policial, uma chamada de emergência e um vídeo de vigilância, os responsáveis pela unidade hoteleira sabiam que o cantor estava a ameaçar usar a varanda como meio de fuga, mas deixaram-no sozinho.
O artista detestava estar fechado em quartos de hotel, algo que já tinha demonstrado durante o seu tempo nos One Direction, e não era a primeira vez que fugia pela varanda. Tinha até acontecido recentemente, em meados de setembro, quando o seu guarda-costas o forçou a entrar num quarto numa casa alugada na Flórida, receando que Liam Payne pudesse estar viciado em drogas. Nessa situação, o cantor escapou através da varanda, utilizando uma mangueira de jardim para chegar ao chão.
De acordo com imagens de vigilância do hotel em Buenos Aires, na noite em que Liam Payne perdeu a vida, três funcionários da unidade hoteleira carregaram-no consciente até ao quarto, minutos antes da queda fatal, utilizando uma chave mestre para abrir a porta, e retiraram um espelho da parede do lado de fora do quarto, provavelmente para que o artista não o danificasse.
Numa das chamadas de emergência feitas por um dos funcionários, este referiu o receio de que Liam Payne pudesse utilizar a varanda para tentar fugir. “Não sei se a vida dele pode estar em perigo. Está num quarto com varanda e estamos um pouco assustados”, afirmou.
Quando o corpo do cantor foi encontrado, tinha uma bolsa atada ao ombro que não estava com ele quando foi carregado para fora do átrio.
A polícia acredita que Liam Payne estava a tentar ir da varanda do terceiro andar para a varanda do segundo andar e depois saltar um pouco até ao chão, até porque foi encontrado no quarto do segundo andar uma bolsa de couro castanha com um bilhete lá entro que dizia “para o Liam”, juntamente com vários comprimidos e um frasco do whisky Jack Daniel’s. O relatório policial diz que a bolsa pertencia a Payne.
O médico legista crê que o cantor poderia estar inconsciente quando caiu, mas que estava claramente consciente quando amarrou a mala ao ombro dentro do seu quarto e foi até à varanda.
Uma fonte ligada ao caso, citada pela TMZ, acredita que as autoridades argentinas estão a tentar proteger o hotel e por isso perseguiram três pessoas: um amigo, um empegado de mesa e um funcionário do hotel que alegadamente terá fornecido drogas a Liam Payne.
A justiça argentina havia divulgado que o ex-membro da boys band One Direction consumiu álcool, cocaína e antidepressivos antes de morrer.
A autópsia parcial já tinha revelado a presença no corpo de Payne de "cocaína rosa", uma mistura de drogas que inclui metanfetamina, cetamina e MDMA. Também foram detetados crack e benzodiazepinas.
Um "cachimbo de alumínio improvisado" foi também encontrado no quarto onde o artista, de 31 anos, estava hospedado em Buenos Aires.
O cantor sofreu "traumas múltiplos" e "hemorragia interna e externa", ligados à queda que lhe provocou a morte.
O jornal Clarin publicou no final de outubro fotos do interior do quarto de Liam Payne, com pó branco em cima de uma mesa, ao lado de papel de alumínio e um isqueiro, além de uma televisão cujo ecrã estava partido.
Liam Payne foi catapultado para o estrelato em 2010 graças aos One Direction, produto do programa televisivo "The X Factor".
O grupo tornou-se uma das 'boys bands' mais rentáveis do mundo, antes de entrar em hiato em 2016, nunca formalizando a separação.
O cantor discutiu abertamente a sua difícil relação com a fama e os seus problemas com o alcoolismo. Em 2023, revelou que tinha estado internado num centro de reabilitação.