La Palma. Aeroporto encerrado devido à nuvem de cinza expelida pelo Cumbre Vieja

A atividade do Cumbre Vieja está estável, com um fluxo de lava em direção ao oceano Atlântico, mas devido à cinza vulcânica o aeroporto de La Palma está inoperacional. Onde antes era mar, há agora mais de 30 hectares de terra.

O aeroporto de La Palma está inoperacional esta quinta-feira devido à nuvem de cinza expelida pelo vulcão Cumbre Vieja, informou a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo (AENA).

mp;ref_src=twsrc%5Etfw">#LaPalma se encuentra inoperativo por acumulación de ceniza. Se aplican los protocolos establecidos.

La prioridad es la seguridad.

➡️ El resto de aeropuertos de #Canarias están operativos. Si vas a volar, consulta con tu aerolínea. #VolcánLaPalma pic.twitter.com/hvHwSDGxkN

- Aena (@aena) October 7, 2021

Já antes, as companhias aéreas Binter e CanaryFly, duas das principais nas Canárias, tinham decidido cancelar temporariamente os voos de e para a ilha de La Palma devido ao agravamento da acumulação de cinzas vulcânicas.

Uma situação que irá manter-se "até que as condições melhorem e permitam os voos, garantindo a segurança", informou a companhia aérea Binter na rede social Twitter.

A atividade vulcânica do Cumbre Vieja mantém-se, no entanto, estável, sendo que a lava cobre já uma área de quase 422 hectares.

"Há algumas horas que o comportamento mantém suas variáveis ​​constantes, isso é bom para todos", disse o responsável pelo Plano Especial de Proteção Civil e Atendimento a Emergências por Risco Vulcânico na Comunidade Autónoma das Canárias (Pevolca).

"Espero que a lava siga o mesmo caminho e não faça mais estragos, já fez o suficiente", considerou ainda Miguel Ángel Morcuende, citado pelo El Mundo.

O Cumbre Vieja continua, no entanto, a emitir 5849 toneladas diárias de dióxido de enxofre.

E onde antes havia mar, há agora uma superfície de terra que já acrescentou cerca de 38 hectares à ilha de La Palma, onde o Cumbre Vieja expele lava e cinzas desde 19 de setembro.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG