Kremlinvisão? A resposta de Putin à Eurovisão
Vai chamar-se Intervideniye (Intervisão, em português) e vai ter lugar na região de Moscovo ainda este ano. O decreto a criar esta resposta do Kremlin ao Festival Eurovisão da Canção - uma espécie de Kremlinvisão - foi assinado na segunda-feira pelo presidente russo, Vladimir Putin, segundo a agência TASS, citada pelo Politico.
De fora da Eurovisão em 2017, devido à anulação da participação da sua concorrente, Julia Samoilova, por esta ter viajado ilegalmente para a Crimeia (península da Ucrânia que a Rússia anexara em 2014), a Rússia acabou por ser expulsa do festival em 2022, devido à invasão russa da Ucrânia, em fevereiro desse ano.
O concurso russo conta com supervisão do Kremlin e o próprio vice-primeiro-ministro Dmitry Chernyshenko foi escolhido para presidir ao comité organizador e o diretor adjunto da Administração presidencial da Federação russa Sergei Kiriyenko é quem vai presidir ao conselho de supervisão que certificará os resultados.
Segundo o site Politico, se a Eurovisão é conhecida pelo ambiente inclusivo, dando muitas vezes espaço a artistas e canções LGBTQ+, é pouco provável que a versão russa do festival também o seja, tendo em conta as posições repressivas das autoridades russas em relação aos direitos desta comunidade.
A ideia de Putin de organizar uma versão russa da Eurovisão não é nova. Ainda nos tempos soviéticos, entre 1965 e 1968, Moscovo foi palco de uma Intervisão. O mesmo aconteceu entre 1977 e 1980, com os aliados da União Soviética na Guerra Fria a juntarem-se aos russos no concurso.
Em dezembro passado, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, já garantia, ainda segundo o Politico, que há pelo menos 25 países, inclusive alguns da América Latina, a mostrar-se interessados em participar no novo Intervisão. A própria Eurovisão, apesar do seu nome, conta com a participação de países como Israel e a Austrália
A primeira participação russa na Eurovisão aconteceu em 1994. Mas foi preciso esperar até 2008 e a prestação de Dima Bilan, com a canção em inglês Believe, para a Rússia vencer uma edição do Festival da Eurovisão da Canção.