Jovens migrantes salvam família de prédio em chamas em Nantes

Grupo de jovens salvou casal e bebé de seis meses ao atirá-los da janela de um apartamento que se estava a incendiar

Um grupo de jovens da cidade francesa de Nantes resgatou este domingo uma família de um incêndio num prédio ao escalar pela parede exterior do edifício até chegar ao piso do apartamento onde se encontravam as pessoas.

Imagens demonstram o momento dramático em que os jovens escalam a parede e ajudam os pais de um bebé de seis meses a escapar do incêndio no seu apartamento, no terceiro andar.

Para ajudar a família a escapar e a colocar o bebé em segurança, foram levados alguns colchões para perto junto do prédio.

O bebé foi levado para o hospital em estado crítico, mas está a recuperar, adianta a BBC.

Um dos jovens envolvidos no resgate, Tahmid, disse ao site Ouest-France que a decisão de atirar a criança da janela era "a única solução possível" no momento.

O fogo acabou por se espalhar para outros apartamentos do prédio, tendo os bombeiros resgatado outras pessoas.

Kenza Zekkar, líder da organização jovem local Bien-être et solidarité Pays de la Loire, disse à BBC que organizou o resgate da família enquanto os residentes esperavam a chegada dos bombeiros. O seu marido foi um dos jovens que escalou a parte exteriro do prédio para ajudar a colcoar a família em segurança.

Agora, a organização pede que três dos envolvidos no resgate, todos migrantes, recebam documentos oficiais e residência. Entretanto, foi lançada uma petição online dirigida ao presidente francês Emmanuel Macron a pedir "honra e reconhecimento para os heróis".

Há três, um migrante do Mali protagonizou um momento semelhante ao escalar o exteriro de um prédio para resgatar um menino pendurado numa varanda do quarto andar em Paris. Mamoudou Gassama foi depois tornado posteriormente cidadão francês e agraciado com uma medalha de coragem pelo presidente.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG