Israel anuncia morte de líder militar do Hamas em julho na Faixa de Gaza
Israeli Army / AFP

Israel anuncia morte de líder militar do Hamas em julho na Faixa de Gaza

O ataque israelita, a 13 de julho atingiu um complexo nos arredores da cidade de Khan Yunis, no sul de Gaza, e após uma análise dos serviços de informação foi confirmada a eliminação de Mohammed Deif.
Publicado a
Atualizado a

O líder do braço armado do grupo islamita palestiniano Hamas, Mohammed Deif, foi morto num ataque em 13 de julho na Faixa de Gaza, anunciou esta quinta-feira o exército israelita.

"O exército israelita anuncia que, em 13 de julho de 2024, aviões de guerra realizaram ataques na região de Khan Yunis e, após uma análise dos serviços de informação, podemos confirmar que Mohammed Deif foi eliminado", afirmou o exército num comunicado.

O ataque israelita atingiu um complexo nos arredores da cidade de Khan Yunis, no sul de Gaza, mas não houve confirmação imediata da morte de Deif.

Outras 90 pessoas, incluindo civis deslocados, foram mortas no ataque, disseram na altura as autoridades de saúde da Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas.

Um dos fundadores da ala militar do Hamas, as Brigadas Qassam, na década de 1990, Deif liderou a unidade durante décadas. Sob o seu comando, realizou dezenas de atentados suicidas contra israelitas em autocarros e cafés e angariou um formidável arsenal de 'rockets' que podiam atingir até o interior de Israel, o que fez por várias vezes.

Israel e o Hamas estão em guerra desde 07 de outubro, quando o grupo islamita invadiu o território israelita, provocando a morte de mais de 1.200 pessoas e cerca de 250 reféns, muitos ainda sequestrados na Faixa de Gaza.

O Governo israelita enviou tropas para Gaza para combater o Hamas, que afirma que a retaliação israelita já fez mais de 39 mil mortos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt