Funeral é realizado nas ruas da capital, Teerão.
Funeral é realizado nas ruas da capital, Teerão.Foto: Agência estatal iraniana.

Irão realiza funeral público de mortos em ataques israelitas

Segundo a agência estatal iraniana, o presidente Masoud Pezeshkian participa do cortejo.
Publicado a
Atualizado a

O Irão realiza este sábado, 28 de junho, um funeral público das vítimas de ataques israelitas no início deste mês. O cortejo passa pelas principais ruas da capital, Teerão. Segundo a agência estatal iraniana, a cerimónia, que começou às 8:00 (hora local) é "gloriosa".

A mesma agência indica que entre as 60 vítimas dos ataques estão altos oficiais militares, cientistas nucleares, mulheres e crianças. Entre os mortos está o comandante da Guarda Revolucionária do Irão, Hossein Salami, Mohammad Bagheri, um major-general, o segundo em comando das forças armadas, depois do líder iraniano e o cientista nuclear Mohammad Mehdi Tehranchi.

A CNN Internacional reporta que milhares de pessoas estão nas ruas para participar dos funerais. Vídeos publicados no X (antigo Twitter) mostram manifestantes com bandeiras do Irão, faixas anti-Israel e anti-Estados Unidos.

Abbas Araghchi, ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) iraniano, utilizou a rede social Instagram para sublinhar que “o orgulho de uma nação é supremo” e garantiu que o Irão regressará a uma “nova glória e maior força” após o conflito. Para Araghchi, as vítimas "deram o seu sangue, mas não abdicaram da sua honra".

Também neste sábado, a Emirates, uma das principais companhias aéreas dos Emirados Árabes Unidos, estendeu o cancelamento dos voos de e para Teerã até 5 de julho. A justificativa é a "situação regional", anunciou a empresa no sábado.

Funeral é realizado nas ruas da capital, Teerão.
Vinte crianças terão morrido num dos ataques israelitas a Teerão
Funeral é realizado nas ruas da capital, Teerão.
Israel acusa ONU de alinhar com Hamas e avisa que o mundo tem obrigação de impedir Irão de ter bomba nuclear

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt