Incêndio em hotel de estância de esqui faz 66 mortos e 51 feridos na Turquia. Erdogan declara luto nacional (com vídeos)
Um incêndio num hotel na estância de esqui de Kartalkaya, no distrito de Bolu, no norte da Turquia, causou pelo menos 66 mortos e 51 feridos, segundo a última atualização feita pelo ministro turco do Interior, Ali Yerlikaya.
"Estamos com uma dor profunda. Infelizmente, perdemos 66 vidas no incêndio que destruiu este hotel", referiu o governante, enquanto Kemal Memisoglu, ministro da Saúde, revelou que pelo menos um dos feridos está em estado muito grave.
Eram cerca de 3.30 horas locais (00.30 em Lisboa) da madrugada desta terça-feira quando o fogo deflagrou num restaurante, situado no quarto andar da unidade hoteleira que tem 11 pisos, mas até ao momento as autoridades de Bolu ainda não determinaram a origem do incêndio.
Entretanto, o presidente turco Recep Erdogan decretou dia de luto nacional para esta quarta-feira pela tragédia de Kartalkaya, garantindo que os responsáveis por este incidente serão responsabilizados.
De acordo com o governador Abdulaziz Aydin, pelo menos duas das vítimas perderam a vida ao salter do edifício para fugir às chamas. No hotel estavam hospedados 234 pessoas, sendo que algumas delas tentaram fugir através das chamas cobrindo-se com lençóis e cobertores, de acordo com Aydin.
Isto porque o fogo propagou-se para os andares superiores, tendo inclusive chegado ao telhado, conforme mostram as imagens das televisões, o que dificultou a evacuação das pessoas acima do quarto andar.
Ao local acorreram pelo menos 28 ambulâncias e 30 veículos dos bombeiros, que sentiram dificuldades em combater as chamas devido ao facto de se tratar de uma encosta com grande declive.
Foi de imediato ordenada uma investigação com seis procuradores que vão liderar a investigação.
Kartalkaya é uma estância de esqui muito popular situada nas montanhas de Koroglu, a 300 quilómetros de Istambul, que nesta altura costuma estar cheia de visitantes que aproveitam a pausa escolar na Turquia.