Hamas denuncia bombardeamento de hospital Al Ahli. Era centro de comando, justifica Israel
IDF

Hamas denuncia bombardeamento de hospital Al Ahli. Era centro de comando, justifica Israel

Movimento extremista palestiniano fala em "crime hediondo e desprezível". Exército israelita acusa o Hamas de usar instalações médicas para atividade militar.
Publicado a
Atualizado a

O gabinete de informação da Faixa Gaza, governada pelo Hamas, declarou que as forças israelitas bombardearam no sábado à noite o hospital Al Ahli, também conhecido como Hospital Batista.

Vários 'média' noticiaram que o ataque causou danos graves e levou à retirada dos feridos.

“Condenamos este crime hediondo e desprezível e consideramos totalmente responsáveis a ocupação ‘israelita’, a administração norte-americana e os países que participam no genocídio, como Reino Unido, Alemanha e França”, declarou o gabinete na plataforma de mensagens Telegram.

O gabinete de informação pediu à comunidade internacional, “às agências das Nações Unidas e organizações humanitárias e de defesa dos direitos humanos" que condenem "este crime", instando-as “a atuar de maneira rápida e urgente para pôr termo" ao "terrorismo organizado e a trabalhar de imediato para proteger o que resta das instalações de saúde na Faixa de Gaza”.

A emissora Al Jazeera, suspensa pelo Governo israelita, noticiou que um vídeo, verificado pela própria estação, mostra trabalhadores de resgate no local de um edifício bombardeado no hospital Al Ahli, à procura de sobreviventes. Indica também que o ataque “deixou o hospital fora de serviço”.

O exército israelita justifica, na rede social X, que o complexo hospitalar era usado como centro de comando e controlo do Hamas e diz que foram emitidos avisos antes do ataque.

"Apesar de a IDF [forças armadas israelitas] declarar repetidamente que a atividade militar no interior de instalações médicas em Gaza terem de parar, o Hamas continua a violar flagrantemente a lei internacional e a abusar da população civil", lê-se na mensagem na rede X.

Hamas denuncia bombardeamento de hospital Al Ahli. Era centro de comando, justifica Israel
Faixa de Gaza. Forças israelitas dizem que concluíram o cerco a Rafah

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt