Guo Xinzhen tinha dois anos quando foi raptado. Pai reencontrou-o 24 anos e 500 mil quilómetros depois
Guo Xinzhen foi sequestrado em 1997 enquanto brincava à porta de casa.
Guo Gangtang, 51 anos, passou os últimos 24 anos da sua vida à procura do filho. De mota, percorreu mais de 500 mil quilómetros por 20 províncias à procura da criança, raptada em 1997. A sua história, que deu origem a um filme, conheceu agora o fim. É uma das mais de 2500 pessoas que foram agora encontradas.
Relacionados
Guo Xinzhen foi sequestrado por dois traficantes no dia 21 de setembro de 1997, aos dois anos de idade, enquanto brincava em frente à casa da família na província de Shandong.
Depois do desaparecimento do filho, Guo Gangtang carregou bandeiras e cartazes com a fotografia da criança por todo o país e gastou todas as suas poupanças na missão de o encontrar.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Durante os últimos 24 anos admitiu ter partido vários ossos em acidentes de viação, foi assaltado em auto-estradas, danificou cerca de 10 motas e dormiu debaixo de pontes quando ficou sem dinheiro.
Enquanto viajava para cumprir a sua missão, tornou-se também membro proeminente de organizações que procuravam pessoas desaparecidas na China e ajudou pelo menos sete pais a reunirem-se com crianças sequestradas.
Segundo o Ministério da Segurança Pública da China, a polícia conseguiu identificar a identidade de Guo Xinzhen através de testes ADN e a vítima já se reuniu com a família este domingo, avança a BBC.
"Agora que encontrei o meu filho, tudo só pode ser feliz a partir de agora" foram as palavras de Guo Gangtang após o reencontro.
Os dois suspeitos do crime foram detidos e acredita-se que planearam sequestrar a criança em 1997 com o intuito de o vender ao tráfico humano.
A história de Guo Xinzhen inspirou o filme "Lost and Love", que estreou em 2015, e retrata os esforços do pai que percorreu o país à procura do filho.
O sequestro de menores é um problema persistente na China e estima-se que cerca de 20 mil crianças são raptadas todos os anos.
As autoridades chinesas encontraram 2609 menores, incluindo Guo Xinzhen, que foi sequestrado em 1997, após uma campanha a nível nacional, disse esta terça-feira o Ministério de Segurança Pública da China.
A campanha, designada "Reunião", foi lançada no final de 2020 e conta com uma base de ADN para reunir com as respetivas famílias pessoas desaparecidas ou sequestradas quando eram crianças.
De acordo com o Ministério, a descoberta destas pessoas, muitas já adultas porque o seu caso se arrastou durante vários anos, levou à prisão de 372 suspeitos de sequestro e tráfico humano.