Governo francês apresentará demissão "dias" após eventual reeleição de Macron
Jean Castex pretende a reeleição de Macron na segunda volta das eleições presidenciais que se realizam domingo, mas defende um "novo impulso".
O primeiro-ministro francês, Jean Castex, anunciou esta terça-feira que o governo apresentará a sua demissão "dias" após a eventual reeleição do presidente Emmanuel Macron, que as sondagens apontam como o vencedor da segunda volta de domingo.
Relacionados
"Sou dos que esperam firmemente que o presidente Emmanuel Macron será reeleito no domingo", disse Castex à rádio France Inter, antes de defender um "novo impulso" caso o chefe de Estado centrista conquiste um novo mandato de cinco anos.
"Após a reeleição, nos dias seguintes, como determina a tradição, apresentarei minha demissão e a do governo ao presidente", afirmou o chefe de Governo, que se declarou "muito mobilizado" para a segunda volta de domingo.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
As sondagens apontam que Macron, com entre 53% e 55,5% dos votos, vencerá novamente a candidata de extrema-direita Marine Le Pen (44,5% e 47%), mas esta última avançará em comparação com a disputa de 2017 (66% a 34%, respetivamente).