Funcionário mata a tiro três colegas numa escola secundária da Bósnia
Três funcionários de uma escola secundária na cidade de Sanski Most, no noroeste da Bósnia, foram mortos a tiro na manhã desta quarta-feira por um funcionário do estabelecimento de ensino que depois tentou suicidar-se, disse a polícia local. Há ainda a registar um ferido, segundo as autoridades.
"Este homem usou uma arma de fogo militar, um espingarda automática, para matar três funcionários da escola e tentou matar-se", disse Adnan Beganovic, porta-voz da polícia local, à rádio nacional.
O atirador ficou "gravemente ferido", tendo sido levado para o hospital, acrescentou o responsável, dando conta que está em curso uma investigação para apurar as cirscunstâncias deste ataque.
O tiroteio ocorreu quando os professores realizavam uma reunião de preparação para o próximo ano letivo e nenhum aluno estava presente.
De acordo com a imprensa local, o autor dos disparos é o auxiliar da escola Mehemed Vukalić e as vítimas mortais são o diretor do estabelecimento de ensino, Nijaz Halilovic, a professora de inglês Gordana Midzan e a secretária Nisveta Kljunic.
É ainda referido que existiam divergências entre o atirador e as vítimas, uma vez que faziam parte de uma comissão que terá suspendido Mehemed Vukalić, que terá sido alvo de um processo disciplinar.
O último tiroteio numa escola nos Balcãs ocorreu em maio de 2023, em Belgrado, quando um adolescente matou a tiro dez pessoas, incluindo nove colegas de turma.