Explosão em fábrica de pirotecnia faz pelo menos 20 mortos na Tailândia
Pelo menos 20 pessoas morreram esta quarta-feira na explosão que ocorreu numa fábrica de pirotecnia no centro da Tailândia, segundo avança a Reuters, que cita a polícia.
Estão a decorrer as operações de socorro, não tendo sido encontrados sobreviventes até ao momento, de acordo com as declarações à agência de notícias de Nattapat Suwanprateep, governador da província de Suphan Buri - onde ocorreu a explosão -, a cerca de 120 quilómetros a norte de Banguecoque.
Segundo a Thai PBS, 23 pessoas morreram na explosão.
O primeiro-ministro da Tailândia foi informado do que aconteceu durante o Fórum Económico Mundial, que está a decorrer na cidade suíça de Davos. Srettha Thavisin "ordenou uma inspeção" à fábrica para averiguar se operava dentro da legalidade e para apurar as causas da explosão, indica ainda a Reuters.
Imagens divulgadas pelas equipas de resgate mostram o local arrasado pelo impacto da explosão, onde restam apenas alguns destroços.
Na Tailândia, o incumprimento das regras básicas de segurança já provocou várias tragédias mortais nos últimos anos.
Em julho do ano passado, uma grande explosão num armazém de fogo-de-artifício no sul da Tailândia matou pelo menos 10 pessoas e feriu outras 100, segundo as autoridades locais.
A explosão na província de Narathiwat ocorreu numa área residencial, danificando cerca de 100 casas num raio de cerca de 500 metros, de acordo com o Departamento de Prevenção e Mitigação de Desastres tailandês.
O governador provincial disse que a explosão provavelmente aconteceu devido às obras que estavam a decorrer no armazém de fogo-de-artifício.
Com Lusa