EPA/Juan Ignacio Roncoroni
EPA/Juan Ignacio Roncoroni

Ex-presidente do Chile morre em acidente de helicóptero

Sebastián Piñera tinha 74 anos. Cumpriu dois mandatos como presidente do Chile, entre 2010 e 2014 e 2018 e 2022.
Publicado a
Atualizado a

O ex-presidente do Chile, Sebastián Piñera, de 74 anos, morreu, esta terça-feira, num acidente de helicóptero, avança a imprensa chilena.

De acordo com o jornal El Tipógrafo, o acidente ocorreu no Lago Ranco, na região de Los Ríos, no sul do país. Há a registar três feridos, indica a mesma publicação.

O helicóptero pertencia ao ex-presidente, que, segundo os media locais, não terá conseguido tirar o cinto de segurança, tendo ficado preso no aparelho. As equipas de resgate deslocaram-se ao local da queda do helicóptero que se afundou cerca de 40 metros, de acordo com o La Nación.

O ex-presidente chileno, que estaria a pilotar o helicóptero, tinha estado a almoçar na casa do empresário José Cox, escreve o La Tercera, dando conta que o acidente aconteceu numa altura em que a região estava a ser afetada por chuvas torrenciais. 

O helicóptero, um Robinson R66, ainda avançou alguns metros, mas minutos depois acabou por se despenhar. 

Citando fontes policiais, a imprensa chilena indicou que o acidente, ocorrido na zona de Bahía Coique, onde Piñera tinha uma casa e costumava passar o verão, cerca de 900 quilómetros a sul da capital, fez também três feridos - entre os quais a irmã do ex-presidente, Magdalena, e um amigo - que conseguiram sobreviver saltando para a água, tendo sido resgatados pelos serviços de emergência.

O acidente terá acontecido por volta das 15:00 (18:00 em Lisboa). 

A ministra do Interior do Chile, Carolina Tohá, confirmou que quatro pessoas seguiam a bordo da aeronave. "Três conseguiram chegar sozinhos à costa, mas este não foi o caso do quarto tripulante, o ex-presidente Sebastián Piñera. A Marinha conseguiu recuperar o corpo do ex-presidente", afirmou a governante, em conferência de imprensa.

"Queremos expressar o nosso choque com esta tragédia, enviar a nossa solidariedade à sua família, a todos os que lhe eram próximos, mas também a todos os chilenos e chilenas, porque Sebastián Piñera foi um presidente democrático do Chile", acrescentou Tohá, referindo ainda que o presidente do Chile deu instruções para que Piñera tenha um funeral de Estado e para que fosse decretado luto nacional.

Marcelo envia mensagem de "sentidas condolências"

 O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa transmitiu ao homólogo do Chile as "sentidas condolências" de Portugal, pela trágica morte do antigo chefe de Estado chileno Sebastián Piñera.

De acordo com uma mensagem publicada no sítio da Internet da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa "enviou ao Presidente da República do Chile, Gabriel Boric, uma mensagem de sentidas condolências, em seu nome e em nome do Povo Português, pelo trágico falecimento do ex-Presidente chileno Sebastián Piñera".

Sebastián Piñera cumpriu dois mandatos como presidente do Chile, entre 2010 e 2014 e 2018 e 2022, tendo-lhe então sucedido o atual chefe de Estado, Gabriel Boric. 

Em 1987, foi um dos fundadores do partido Renovação Nacional, uma das principais formações de direita do Chile, e tornou-se depois o primeiro chefe de Estado de direita da democracia chilena.

Com Lusa

Notícia atualizada às 23:27

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt