Chuvas torrenciais e enxurradas de lama afetaram região de Valência em outubro de 2024, provocando mais de 200 mortos
Chuvas torrenciais e enxurradas de lama afetaram região de Valência em outubro de 2024, provocando mais de 200 mortosEPA/Jorge Zapata

Ex-comissário para a reconstrução de Valência internado de urgência após tentativa de suicídio

José María Ángel Batalla apresentou, a 31 de julho, a sua demissão do cargo de comissário para a reconstrução pós-DANA, após suspeitas sobre falsificação do currículo
Publicado a
Atualizado a

O ex-comissário do Governo espanhol para a reconstrução após a DANA  - tempestade que resultou em mais de 200 mortos na comunidade valenciana em outrubro passado -, foi internado de urgência esta sexta-feira no Hospital de Llíria, na província de Valência, após uma tentativa de suicídio, poucos dias depois de ter apresentado a demissão do cargo na sequência de suspeitas em relação ao seu currículo. A informação foi confirmada por fontes do PSPV-PSOE (partido socialista valenciano), ao qual pertence, avança a RTVE.

José María Ángel Batalla, de 68 anos, apresentou, no passado dia 31 de julho, a sua demissão do cargo de comissário para a reconstrução pós-DANA e também da presidência do PSPV-PSOE, após a abertura de uma investigação do Ministério Público espanhol. A Procuradoria Anticorrupção está a apurar se o ex-responsável falsificou o seu currículo para progredir na carreira de funcionário na administração provincial de Valência em 1986.

Na carta de demissão, o ex-comissário afirmou ter sido alvo de um “ataque injustificado” que lhe causou um “enorme dano pessoal”, negando categoricamente qualquer falsificação nas habilitações. Batalla denunciou ainda “reiteradas atitudes de hostilidade” desde que assumiu funções, alegando que estas tinham como objetivo “minar e manchar” uma carreira que descreveu como “diligente e transparente”.

O Governo valenciano expressou, esta sexta-feira, votos de “rápida recuperação” a José María Ángel e agradeceu “sinceramente” aos serviços de saúde e aos bombeiros pela “rápida intervenção” que permitiu o transporte do ex-comissário para o hospital.

Com uma longa carreira política, José María Ángel foi secretário autonómico de Emergências no anterior executivo valenciano e presidente da câmara de L’Eliana durante 18 anos, entre outros cargos públicos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt