Este é o fóssil mais valioso do mundo. Foi leiloado por 40,7 milhões de euros
Charly TRIBALLEAU / AFP

Este é o fóssil mais valioso do mundo. Foi leiloado por 40,7 milhões de euros

O comprador do dinossauro Stegosaurus, que viveu há 150 milhões de anos, no final do Jurássico, é anónimo mas está a considerar emprestar o esqueleto a "uma instituição americana". Após vencer a batalha de licitação de cerca de 15 minutos, declarou: "o Apex nasceu na América e vai ficar na América".
Publicado a
Atualizado a

O esqueleto de um dinossauro 'Stegosaurus', apelidado de 'Apex', foi leiloado na quarta-feira em Nova Iorque por 44,6 milhões de dólares (40,7 milhões de euros), multiplicando o seu preço estimado e tornando-se o fóssil mais valioso do mundo.

Apex, que mede cerca de 3 metros de altura e 6 metros de comprimento, foi descoberto há dois anos no Estado do Colorado (EUA) e foi colocado a leilão entre 4 e 6 milhões de dólares (3,6 e 5,5 milhões de euros, à taxa de câmbio atual) como o "melhor exemplar" deste famoso dinossauro que viveu há 150 milhões de anos, no final do Jurássico.

A Sotheby's indicou que o comprador do Apex é anónimo mas está a considerar emprestar o esqueleto a "uma instituição americana" e que, após vencer a batalha de licitação de cerca de 15 minutos, declarou: "O Apex nasceu na América e vai ficar na América".

O esqueleto de Apex, um dos mais completos e melhor preservados de um dinossauro, superou a marca alcançada por Stan, um Tiranossauro Rex completo que foi vendido em 2020 por 31,8 milhões de dólares na Christie's, dando continuidade à tendência de aumento do interesse e do preço destes fósseis nos leilões.

A Sotheby's, que vendeu o primeiro esqueleto de dinossauro em leilão em 1997 por 8,4 milhões de dólares, esteve envolvida em todo o processo, desde a descoberta do Apex pelo paleontólogo Jason Cooper até à venda, marcando a sua primeira parceria.

A casa indicou que a sua especialista Cassandra Hatton documentou o processo, incluindo escavação, restauro e "preservação de informações contextuais, como impressões de pele fossilizada e três 'ossículos' (armadura de garganta)" que foram vendidos juntamente com o esqueleto.

O Apex não apresenta sinais de combate ou danos causados por predadores, mas sim indícios de artrite, indicando que atingiu uma idade avançada, segundo um comunicado que descreve a sua "soberba fossilização" que preservou "ossos delicados", como as frágeis placas dérmicas cervicais.

O que não foi determinado, segundo o jornal New York Times, é o género da Apex, o que pode explicar o nome sem género que recebeu.

Recentemente, a Christie's vendeu o esqueleto completo de um 'Gorgosaurus', parente do Tiranossauro Rex, por mais de 6 milhões de dólares, e também por um preço semelhante vendeu um crânio do rei predador, enquanto na Christie's, uma casa rival, foram obtivos valores superior.

Na Christie's, que detinha o recorde até ao momento, um esqueleto de dinossauro 'Deinonychus' foi vendido este ano por 12,4 milhões, embora abaixo do recorde para um fóssil.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt