Espanha aprova vacinação contra a covid-19 de crianças entre os 5 e os 11 anos

A campanha de vacinação de crianças entre os 5 e os 11 anos deverá começar a 15 de dezembro em Espanha.

As autoridades de saúde espanholas aprovaram, esta terça-feira, a vacinação contra a covid-19 de crianças entre os 5 e os 11 anos, avança o El País.

O processo de vacinação nesta faixa etária deverá arrancar a 15 de dezembro em Espanha quando em Portugal espera-se que a DGS anuncie uma decisão ainda durante o dia de hoje. Decisão essa que deverá seguir o mesmo caminho do país vizinho.

A aprovação da vacinação de crianças da Comissão de Saúde Pública de Espanha acontece após a Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) ter dado luz verde à vacina da Pfizer para a vacinação de crianças e o aval dado pela grupo de técnicos que dá apoio às autoridades de saúde espanholas.

Escreve o El País que esta é a faixa etária que apresenta a maior incidência de infeções por SARS-CoV-2: 412 casos por 100 mil habitantes, muito acima da média nacional que é de 248 casos por 100 mil habitantes. Este aumento da incidência nos menores de 12 anos terá sido um dos argumentos que serviu de base à decisão conhecida esta terça-feira.

As primeiras vacinas contra a covid-19 para crianças devem chegar a Espanha a 13 de dezembro - data também avançada por Portugal -, sendo esperadas 3,2 milhões doses de vacinas entre este mês e o final de janeiro, refere o jornal. Uma quantidade de vacinas suficiente para inocular a primeira dose em praticamente todas as crianças entre os 5 e 11 anos - o que corresponde a um total de 3,3 milhões. A segunda dose será administrada oito semanas depois.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG