Erupção em La Palma pode durar entre 24 e 84 dias

As colunas de lava do vulcão Cumbre Vieja continuam a engolir tudo o que encontram pelo caminho. Já há mais de 300 casas afetadas

É impossível ter certezas nesta matéria, mas o Instituto Vulcanológico das Canárias arrisca uma previsão: a erupção vulcânica na ilha de La Palma pode durar entre 24 e 84 dias.

Este cálculo é feito a partir dos dados das erupções anteriores que aconteceram naquela ilha das Canárias, onde nas últimas horas, se tem verificado um "aumento adicional da amplitude do tremor vulcânico" . Ou seja, a intensidade das explosões nas bocas eruptivas ativas no Cumbre Vieja está a aumentar.

O vulcão de La Palma tem vindo a emitir para a atmosfera entre 6.140 e 11.500 toneladas diarias de dióxido de enxofre, segundo medições realizadas pelo Instituto Volcanológico das Canárias. A preocupação pela possível emissão de gases tóxicos tem vindo a aumentar.

Mesmo assim, o tráfego aéreo mantém-se sem alterações.

A lava, uma coluna com cerca de 12 metros de altura, está a cerca de 2,5 quilómetros do mar, estando a fazer o seu percurso de forma lenta mas devastadora. Estima-se que 320 edifícios já tenham sido afetados pela erupção, numa extensão de 150 hectares.

Esta terça-feira, as autoridades permitiram aos habitantes das zonas que tinham sido evacuadas, em Todoque, a ir às suas casas, por apenas uma hora, para retirar alguns pertences.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG