Encontrados mais de 100 ovos da espécie mais rara de crocodilos
Pelo menos 60 crias de crododilo-siamês nasceram no Parque Nacional Cardamomo, no Camboja, anunciou o governo daquele país. Ao todo, mais de 100 ovos desta espécie do réptil, considerada a mais rara do mundo, foram encontrados em cinco ninhos na área do parque, que é um santuário de preservação de vida selvagem.
O nascimento de algumas crias foi registado em vídeo. Ambientalistas celebram a descoberta como esperança renovada para a sobrevivência dos crocodilos-siameses, considerado "criticamente ameaçados" pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Conservacionistas afirmam que este achado é a maior descoberta dos últimos 20 anos.
"O que queremos ver é a espécie a reproduzir-se na natureza. O facto de que este é o maior número de crias que já registamos é incrivelmente encorajador, porque mostra que o trabalho de conservação que ocorreu nas últimas duas décadas está a ter o resultado que esperávamos", diz Pablo Sinovas, director nacional do Programa Fauna e Flora do Camboja, citado pela agência Associated Press.
"À medida que as crias atingirem a maturidade, na próxima década ou mais, esperamos que a reprodução na natureza cresça de modo exponencial", completa Sinovas.
Caça ilegal, destruição de habitat e cruzamento com outras espécies de crocodilos fizeram com que o crocodilo-siamês, que era muito presente no sudeste asiático na década de 1990, quase fosse extinto.
“Os crocodilos-siameses desempenham um papel importante no ecossistema e a descoberta de cinco ninhos que chocaram com sucesso 60 ovos reflete que o Parque Nacional Cardamomo é um habitat seguro e adequado para esta espécie", diz o ministro do Meio Ambiente do Camboja, Eang Sophalleth, à Associated Press.
Desde 2012, o programa Fauna e Flora já conseguiu recolocar 196 crocodilos-siameses de volta à natureza.