Donald Trump e o emir do Qatar, o xeque Tamim bin Hamad al Thani, à chegada a Doha
Donald Trump e o emir do Qatar, o xeque Tamim bin Hamad al Thani, à chegada a Doha EPA/QATAR NEWS AGENCY HANDOUT HANDOUT EDITORIAL USE ONLY/NO SALES

Emir do Qatar diz que Donald Trump é um "homem de paz"

EUA e Qatar assinaram um acordo para gerar um intercâmbio económico no valor de, pelo menos, 1,2 biliões de dólares, assim como dois outros acordos, um para a compra de jatos e outro sobre defesa.
Publicado a
Atualizado a

O emir do Qatar, o xeque Tamim bin Hamad al Thani, afirmou esta quarta-feira, em conferência de imprensa conjunta com o presidente dos Estados Unidos, que sabe que Donald Trump é um "homem de paz".

"Eu sei que quer trazer a paz a esta região", referiu.

Já o líder norte-americano disse que é amigo do emir há "muito tempo". "Gostamos um do outro e trabalhamos juntos e agora podemos trabalhar com a mais alta capacidade", acrescentou, frisando que quer levar a paz ao Médio Oriente e a outras zonas do globo, nomeadamente a Ucrânia: "Temos algumas notícias muito boas a sair de lá hoje e talvez amanhã ou possivelmente sexta-feira. Mas isso veremos"

Os Estados Unidos e o Qatar assinaram um acordo para gerar um intercâmbio económico no valor de, pelo menos, 1,2 biliões de dólares (1,07 biliões de euros), anunciou a Casa Branca.

Os representantes de ambos os países assinaram também dois acordos sobre aviação e defesa que, segundo o emir, vão levar a relação entre EUA e Qatar para "outro nível".

O primeiro acordo é de 200 mil milhões de dólares (178,5 mil milhões de euros) para o Qatar comprar 160 jatos da fabricante norte-americana Boeing — o que Trump disse ser a maior encomenda individual na história da empresa — e outro é sobre defesa, cujos detalhes ainda não foram revelados.

Trump iniciou esta terça-feira uma viagem oficial a Arábia Saudita, Qatar e Emirados Árabes Unidos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt