Notre-Dame prepara reabertura.
Notre-Dame prepara reabertura.EPA / TERESA SUAREZ

É chegada a hora: catedral de Notre-Dame reabre hoje após cinco anos

Um dos pontos históricos mais importantes da Europa reabre as portas este sábado cinco anos após incêndio que abalou o mundo. Desde então, foram arrecadados mais de 800 milhões de euros para o restauro da catedral.
Publicado a
Atualizado a

A noite do dia 15 de abril de 2019 ficará para sempre marcada de maneira negativa na cabeça dos parisienses e de qualquer amante de arte, cultura e história ao redor do mundo. Foi naquela ocasião que um incêndio que até hoje ainda não teve causas determinadas tomou conta da Catedral de Notre-Dame, uma das mais importantes de Paris e de toda Europa. Cinco anos depois e após um longo e milionário projeto de restauração, a catedral que tem mais de 800 anos de história volta a abrir as portas neste sábado (7).

Dezenas de chefes de Estado e de Governo - incluindo o Prsidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump - já confirmaram presença no evento. O Papa Francisco anunciou que não poderá comparecer. 

Segundo dados divulgados pela Rebuilding Notre Dame de Paris, órgão público liderado por Philippe Jost, a obra que estava estimada em 700 milhões de euros conseguiu arrecadar 846 milhões de euros com doações vindas de mais de 340 mil doadores de 150 países diferentes.

O investimento permitiu uma rápida restauração do edifício, dos vitrais, além da preservação das obras de arte, a proteção da estrutura e a modernização das infraestruturas de segurança. Até 2030, ainda serão feitas mais reformas no local, como a decoração da nave.

Uma semana antes da inauguração, o Presidente da França Emmanuel Macron aclamou os trabalhadores da obra num discurso feito na própria Catedral. “Nunca vimos um local de construção assim. Todos vocês participaram no projeto da construção do século”, destacou Macron, que agradeceu a todos envolvidos no projeto de restauro. 

"Vocês conseguiram. E isto é uma imensa fonte de orgulho para toda a nação. Estou infinitamente grato e toda a França está infinitamente grata", pontuou o Presidente. O projeto teve a participação de 2.000 trabalhadores e especialistas, homens e mulheres, e 250 empresas ao longo deste período. Foram centenas de bombeiros, arquitetos, pedreiros, carpinteiros, escultores, pintores, técnicos de rapel envolvidos no restauro.

Este fim de semana, a Catedral volta a receber visitantes após cinco anos, e é já no domingo (8) que será realizada a primeira missa. O evento terá a presença de 150 bispos franceses e estrangeiros.

A partir do dia 16 de dezembro já será possível fazer visitas agendadas, embora a expectativa seja de que só a partir de fevereiro seja retomada a normalidade das visitas. Segundo a diocese parisiense 37 mil pessoas já se inscreveram para as primeiras visitas e a expectativa do Governo é que a catedral receba 15 milhões de visitantes por ano. 

Como diria o personagem interpretado por Ethan Hawke no filme dirigido por Richard Linklater, Antes do Amanhecer (1994): "Você tem que lembrar que um dia a Notre-Dame já não vai existir". Foi quase, mas esse dia ainda não chegou. A partir de hoje as pessoas podem voltar a aproveitar de uma das mais famosas catedrais do mundo que está, enfim, reerguida.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt