"Palhaçadas." Donald Trump publica foto vestido de papa gerada por IA e é alvo de críticas
O presidente dos EUA, Donald Trump, publicou na sexta-feira uma foto sua vestido de Papa com recurso a Inteligência Artificial. A montagem foi publicada por Trump na rede Truth Social.
A fotografia foi reproduzida pelo perfil oficial da Casa Branca, e mostra Trump com o dedo erguido e com um grande crucifixo ao pescoço.
A ação de Trump suscitou críticas de um grupo que representa os bispos católicos de Nova Iorque e de italianos, até porque acontece em pleno período de luto pela morte de Francisco e a poucos dias do início do conclave, a reunião do colégio de cardeais em que é eleito o novo Papa.
A imagem foi o tema de várias perguntas durante o briefing diário do conclave do Vaticano, com a imprensa italiana e espanhola a lamentar o mau gosto da imagem e a considerá-la ofensiva.
O ex-primeiro-ministro Matteo Renzi, de esquerda, disse que a imagem era vergonhosa: “Esta é uma imagem que ofende os crentes, insulta as instituições e mostra que o líder da direita mundial gosta de fazer palhaçadas”, escreveu Renzi no X.
“Entretanto, a economia americana corre o risco de recessão e o dólar perde valor. Os soberanistas estão a fazer estragos, em todo o lado”, acrescentou o ex-governante.
Já o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, optou por não comentar o sucedido.
Nos Estados Unidos, a Conferência Católica do Estado de Nova Iorque acusou Trump de fazer escárnio: “Não há nada de inteligente ou engraçado nesta imagem, Sr. Presidente”, escreveram. “Acabámos de enterrar o nosso querido Papa Francisco e os cardeais estão prestes a entrar num conclave solene para eleger um novo sucessor de São Pedro. Não troce de nós”.
O jornal italiano de esquerda La Repubblica também apresentou hoje a imagem na sua página inicial, com um comentário acusando Trump de “megalomania patológica”.
Até ao momento, a Casa Branca ainda não reagiu às críticas, nem explicou a razão pela qual o Presidente partilhou a imagem.
O governante, recorde-se, tinha afirmado na terça-feira que gostaria de ser Papa. "Gostaria de ser Papa. Essa seria a minha escolha número um", disse Trump na Casa Branca.
Na altura, quando questionado se tinha algum favorito para o conclave, respondeu não ter nenhuma preferência, mas elogiou o cardeal norte-americano Timothy Dolan.
“Devo dizer que há um cardeal de um lugar chamado Nova Iorque que é muito bom. Vamos ver o que acontece", afirmou.
O cardeal Dolan é o arcebispo de Nova Iorque e será um dos prelados norte-americanos presentes no conclave, que, a partir de 7 de maio, elegerá o sucessor do Papa Francisco, falecido a 21 de abril.
Com Lusa