Dois montanhistas portugueses morrem nos Picos da Europa, em Espanha
Dois montanhistas portugueses morreram esta segunda-feira quando escalavam o Espolón de los Franceses, que dá acesso ao pico Peña Vieja, no maciço central do Parque Nacional dos Picos de Europa, na zona da Cantábria, em Espanha.
Inicialmente as autoridades consulares só conseguiram confirmar a nacionalidade de uma delas, pois os corpos estavam irreconhecíveis e foi apenas encontrada uma carteira com identificação portuguesa, mas já foi confirmado que a segunda vítima também é portuguesa.
O acidente aconteceu numa área conhecida como Chalet Real, na base da Peña Vieja. "Encontravam-se numa zona alta quando tiveram o acidente" e os "efetivos enviados ao local puderam apenas certificar a sua morte", disse o 112 Cantábria, o serviço de emergências do governo regional da Cantábria.
De acordo com o El Diario Montañés, os dois homens que morreram tinham experiência na área e faziam uma rota com um desnível de quase 1000 metros, dos quais 650 de escalada pura, tendo sofrido uma queda de mais de 300 metros.
Segundo o 112 Cantábria, o alerta para o acidente foi dado por volta das 12:45 (11:45 em Lisboa) por "um relógio inteligente e um telemóvel", assim como por "um montanhista que presenciou" o ocorrido.
Foram mobilizados para o local um helicóptero com uma equipa de resgate do governo regional da Cantábria, assim como uma unidade dos Grupos de Resgate Especial de Intervenção em Montanha da Guarda Civil espanhola.
Estatísticas do Serviço de Montanha da Guarda Civil indicam que, em 2023, o último ano sobre o qual existem dados disponíveis, 132 pessoas perderam a vida nas montanhas espanholas.