German Galushchenko foi implicado num alegado esquema de cobrança de comissões na empresa nacional de energia atómica
German Galushchenko foi implicado num alegado esquema de cobrança de comissões na empresa nacional de energia atómicaDR/X/German Galushchenko

Corrupção. Ex-ministro da Energia ucraniano detido quando tentava sair do país

German Galushchenko demitiu-se em novembro depois de o seu nome surgir ligado a um esquema de corrupção no setor energético, num escândalo que levou também à saída do chefe de gabinete de Zelensky.
Publicado a
Atualizado a

O antigo ministro da Energia ucraniano, German Galushchenko, foi detido quando tentava cruzar a fronteira, anunciou este domingo (15 de fevereiro) o Gabinete Nacional Anti-Corrupção da Ucrânia (conhecido pela sigla NABU).

Galushchenko, que foi ministro da Energia entre abril de 2021 e julho de 2025 quando assumiu a pasta da Justiça, demitiu-se do governo em novembro no meio de um escândalo de corrupção a envolver a empresa estatal de energia atómica Energoatom.

Em causa está um escândalo de subornos e cobrança de comissões no valor de 100 milhões de dólares, que envolveu altos funcionários do governo.

German Galushchenko foi implicado num alegado esquema de cobrança de comissões na empresa nacional de energia atómica
Governo ucraniano afasta ministro da Justiça por suspeitas de corrupção

O caso Midas, como é conhecido, é o maior escândalo de corrupção a atingir a presidência de Volodymyr Zelensky, tendo levado à demissão do chefe de gabinete do presidente, Andriy Yermak. Oito suspeitos foram formalmente acusados.

Nas escutas feitas pelas autoridades, os suspeitos discutem alegadamente a divisão de subornos e mencionam uma figura apelidada de "Professor", que os procuradores acreditam ser Galushchenko. Ele nega as acusações.

O nome de Galushchenko não surge explicitamente no comunicado do NABU, onde é referida apenas a prisão de um ex-ministro da Energia e se prometem mais pormenores para mais tarde.

Segundo a imprensa ucraniana, Galushchenko foi detido quando estava num comboio.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt