Conta de Trump publica vídeo que menciona “reich unificado”
Um vídeo publicado esta segunda-feira pela conta de Donald Trump na sua rede social Truth Social mostra manchetes hipotéticas que falam de um “reich unificado” se o ex-presidente vencer as eleições presidenciais de 2024 – linguagem que atraiu críticas ferozes por parte da campanha do atual presidente Joe Biden.
"O que acontece depois da vitória de Donald Trump? O que vem a seguir para a América?" pergunta uma narração no vídeo de 30 segundos, que mostra uma série de manchetes fictícias a abordar a prosperidade americana.
No meio de uma série de manchetes, incluindo “Booms económicos!” e “A fronteira está fechada”, menciona-se “a criação de um Reich unificado”. Nenhuma referência direta aos nazis foi feita no vídeo, mas a palavra "reich" é normalmente utilizada em referência ao Terceiro Reich da Alemanha nazi, liderada por Adolf Hitler.
Outras referências no vídeo, que parecia ter vários pedaços de texto copiados e colados para preencher o fundo do “jornal”, mencionam a Primeira Guerra Mundial. A manchete “reich unificado” parece fazer referência à unificação da Alemanha em 1871.
O meio de comunicação Politico informou que um funcionário de Trump não viu a palavra “reich” antes de o vídeo ser publicado.
Esta publicação acontece num momento em que o ex-líder tenta repetidamente retratar Biden como um fracasso em conter o antissemitismo nos Estados Unidos durante um período de tensões crescentes alimentadas pela guerra em Gaza.
O próprio Trump tem enfrentado críticas por invocar uma retórica semelhante à nazi, incluindo repetidamente falar dos imigrantes como "vermes" que estão a "envenenar o sangue" dos Estados Unidos.
Enquanto presidente, Trump, em 2017, descreveu alguns manifestantes neonazis que gritavam "os judeus não nos substituirão" durante protestos violentos em Charlottesville, Virgínia como "pessoas muito boas", e jantou com nacionalistas brancos no seu restaurante na Flórida.
Trump tem uma “longa história” de comportamento antissemita, refere a campanha de Biden numa declaração contundente em resposta ao vídeo. "Donald Trump não está a brincar. Ele está a dizer aos Estados Unidos exatamente o que pretende fazer se recuperar o poder: governar como um ditador sobre um 'reich unificado'", disse o porta-voz de Biden-Harris, James Singer, no comunicado.
“Repetir (o livro de Hitler) 'Mein Kampf' enquanto você alerta sobre um banho de sangue se perder é o tipo de comportamento desequilibrado que você recebe de alguém que sabe que a democracia continua a rejeitar sua visão extrema de caos, divisão e violência”, acrescentou.