Colômbia anuncia morte do seu embaixador em Portugal
O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Colômbia, Jorge Rojas Rodríguez, anunciou nas redes sociais a morte do embaixador da Colômbia em Portugal, José Fernando Bautista.
"Com grande pesar devo informar que o nosso embaixador em Portugal José Fernando Bautista acaba de morrer em Lisboa. Uma perda para a política externa do governo que nos dói profundamente", escreveu, enviando toda a solidariedade e carinho para a família. "Descanse em paz querido embaixador", conclui, sem revelar a causa da morte.
O embaixador, que estava no cargo desde maio de 2023 quando apresentou as cartas credenciais ao Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, estava em coma há vários dias, segundo a imprensa colombiana. Teria sofrido um enfarte quando viajava para o Porto.
O presidente colombiano, Gustavo Petro, já escreveu também uma mensagem no X, enviando pêsames à família e à região de que era oriundo, Norte de Santanter.
Fernando Bautista nasceu em Cúcuta em 1963 e era advogado. Foi ministro das Comunicações na Colômbia entre 1997 e 1998 e, em 2010, foi nomeado embaixador da Colômbia na Venezuela pelo presidente Juan Manuel Santos, liderando o processo de reabertura da missão diplomática nesse país.
Marcelo envia condolências
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já enviou uma mensagem de condolências a Gustavo Petro e aos familiares do embaixador, em seu nome e do povo português, enviando também "votos de sentido pesar e solidariedade".
"Neste momento de consternação, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa recordou com muito apreço o profissionalismo, dinamismo e elevadas qualificações diplomáticas do Embaixador José Fernando Bautista, bem como, muito especialmente, os seus esforços empenhados em prol do aprofundamento e do reforço dos laços de amizade e cooperação entre Portugal e a Colômbia, desde o início da sua missão em Lisboa em 2023", lê-se na nota publicada no site oficial.