Cidade italiana leiloa casas a 1 euro

Quem vencer o leilão terá que se comprometer a reconstruir os edifícios de acordo com as regras e condições paisagísticas

Como estratégia para reverter a despovoamento que tem sofrido nos últimos anos, a pequena cidade de Salemi, na Sicília, está a colocar a leilão casas abandonadas a partir de 1 euro.

De acordo com a CNN, a iniciativa foi divulgado pela autarquia local, que fica na província da Trapani e que desde 2016 está nas listas das mais belas aldeias de Itália.

Ao todo são 36 imóveis disponíveis à espera de novos donos. Contudo, a autarquia impõem regras aos interessados no leilão: devem apresentar as suas propostas até 31 de agosto e anexar um depósito de caução de três mil euros para garantir a real intenção de compra. No caso de não vencer o reembolso está assegura, indica a autarquia.

Por seu lado, quem vencer o leilão terá que se comprometer a reconstruir os edifícios de acordo com as regras e condições paisagísticas.

As ofertas estão abertas a cidadãos estrangeiros e é possível usar a propriedade para atividades comerciais e não apenas habitação. O comprador pode adquirir mais de uma casa e as obras têm que estar concluídas em três anos.

De acordo com a CNN, o presidente da autarquia, Domenico Venuti, espera que esta estratégia dê nova vida à cidade que tem visto um despovoamento, desde 1968, de cerca de quatro mil habitantes, quando na altura a cidade foi assolada por um tremor de terra.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG