Colisão no mar do Norte. Petroleiro dos EUA derrama combustível, navio português tem composto altamente tóxico
Um navio de carga português colidiu com um petroleiro de bandeira norte-americana, esta segunda-feira, no mar do Norte, ao largo da costa nordeste de Inglaterra, na região de East Yorkshire. O cargueiro com bandeira portuguesa trata-se do Solong, registado na ilha da Madeira.
De acordo com media britânicos como a BBC e a Skynews, as duas embarcações ficaram em chamas e 36 vítimas foram resgatadas para terra, todas com vida, segundo o chefe do porto de Grimsby East, Martin Boyers. Uma pessoa foi hospitalizada e há um desaparecido, um tripulante do navio Solong.
Martin Boyers avançou ainda com uma possível explicação para o acidente, que seria o facto de o cargueiro português poder estar a navegar em piloto automático. Foi a rota do Solong a colidir com o petroleiro norte-americano, que alegadamente se encontrava ancorado.
Empresa confirma derrame de combustível no mar
O petroleiro envolvido no acidente, Stena Immaculate, fazia parte de um programa do Departamento de Defesa e da Administração Marítima dos EUA que engloba dez navios capazes de transportar petróleo para o exército norte-americano em "momentos de necessidade".
Entretanto, a Crowley, empresa que administra o Stena Immaculate, já confirmou que o petroleiro sofreu uma "rotura no tanque de carga", segundo comunicado citado pela Sky News.
Essa rotura causou "múltiplas explosões" e libertou combustível de aviação no mar. A tripulação "abandonou" o navio, acrescentou a empresa, e todos os marinheiros estão "seguros".
"A Crowley iniciou imediatamente o seu plano de resposta a emergências e está a trabalhar ativamente com agências públicas para conter o incêndio e proteger a embarcação".
Já o cargueiro com bandeira portuguesa Solong transportava 15 contentores de composto altamente tóxico cianeto de sódio, disse um relatório de vítimas da Lloyd's List Intelligence, citado pela Reuters.
O cianeto de sódio liberta gás cianeto de hidrogénio, que interfere com a capacidade do corpo de utilizar oxigénio, segundo os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA. "A exposição ao cianeto de sódio pode ser rapidamente fatal", alerta a entidade, que dá conta que o cianeto de sódio é "reativo à água" e "os recipientes podem explodir quando aquecidos ou se estiverem contaminados com água".
Segundo a Agência Marítima e da Guarda Costeira, citada pela Reuters, o alerta foi dado às 9h48 da manhã.
A BBC replica uma declaração da Guarda Costeira britânica sobre o incidente:
"A Guarda Costeira de Sua Majestade está atualmente a coordenar a resposta de emergência aos relatos de uma colisão entre um navio-tanque e um navio de carga na costa de East Yorkshire.
O alarme foi dado às 9h48.
Um helicóptero de resgate da guarda costeira de Humberside foi chamado, juntamente com botes salva-vidas de Skegness, Bridlington, Maplethorpe [sic] e Cleethorpes, uma aeronave de asa fixa da Guarda Costeira de Sua Majestade e embarcações próximas com capacidade de combate a incêndios.
O incidente continua em andamento."